Número 1

Cézar Britto será o próximo presidente nacional da OAB

Autor

12 de dezembro de 2006, 16h52

O sergipano Cézar Britto será o próximo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Isto ficou decidido depois que o atual vice-presidente da Ordem, o mineiro Aristóteles Atheniense anunciou que não disputará o cargo. Raimundo Cézar Britto, atual secretário-geral da OAB nacional, passa assim a condição de candidato único.

A eleição está marcada para 31 de janeiro. A posse, para o dia seguinte, 1º de fevereiro. O colégio eleitoral é formado pelos três conselheiros de cada seccional, que acabam de ser eleitos em todos os estados. Roberto Busato, o autal presidente da OAB, decidiu não concorrer à reeleição.

Mais conhecido como Cezar Britto, o atual secretário-geral da OAB é sergipano, nascido no município de Própria. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, onde teve ativa participação no movimento estudantil. É primo do ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto.

Começou seu trabalho na Ordem dos Advogados do Brasil em 1993, quando foi conselheiro estadual. Em 1998, chegou à presidência da seccional. Além de secretário-geral da Ordem, atua como advogado de entidade sindicais, movimentos populares e ONGs. Britto também é vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) e professor permanente da ESA (Escola Superior da Advocacia).

Segundo sergipano

Cézar Britto será o segundo sergipano a presidir o Conselho Federal. Desde que foi fundada há 76 anos a Ordem já teve no seu comando nacional 32 presidentes. Do total de presidentes, sete nasceram em São Paulo; cinco em Minas Gerais; quatro no Rio de Janeiro; três no Rio Grande do Norte e três em Alagoas. Os dez estados restantes – Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Goiás, Santa Catarina e Espírito Santo – elegeram um representante cada.

Por estado, são os seguintes os ex-presidentes da OAB:

São Paulo – Haroldo Valladão, Themistocles Ferreira, Laudo de Almeida Camargo, Mário Sérgio Duarte Garcia, Marcio Thomaz Bastos, José Roberto Battochio e Rubens Approbato Machado

Minas Gerais – Fernando de Melo Viana, Odilon de Andrade, Alcino de Paula Salazar, José Ribeiro de Castro Filho e Caio Mário da Silva Pereira

Rio de Janeiro – Levi Carneiro, Raul Fernandes, Augusto Pinto Lima e José Eduardo do Prado Kelly

Rio Grande do Norte – Miguel Seabra Fagundes, Nehemias Gueiros e Eduardo Seabra Fagundes

Alagoas – Carlos Povina Cavalcanti, Hermann Assis Baeta e Marcelo Lavenere Machado

Sergipe – Alberto Barreto de Melo

Paraíba – Samuel Vital Duarte

Pernambuco – José Cavalcanti Neves

Ceará – Ernando Uchoa Lima

Amazonas – Bernardo Cabral

Pará – Ophir Filgueiras Cavalcante

Goiás – Reginaldo Oscar de Castro

Espírito Santo – Attilio Viváqua

Santa Catarina – Roberto Busato

Rio Grande do Sul – Raymundo Faoro

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!