Trabalho reconhecido

AMB ressalta papel da imprensa na abertura do Judiciário

Autor

12 de dezembro de 2006, 12h01

“O Judiciário tem ganhado muito com a exposição na mídia. O cidadão está mais informado e preparado para cobrar seus direitos. É uma popularização importante. Saímos de um Poder fechado e hoje estamos assitindo um Judiciário mais aberto”. A afirmação é de Rodrigo Collaço, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), na festa de entrega do III Prêmio AMB de jornalismo.

A revista Consultor Jurídico repetiu o feito de 2005 e faturou o prêmio na categoria internet. O vencedor foi Rodrigo Haidar, chefe de redação da ConJur com a reportagem A mão da Justiça — Mais do que leis, decisões judiciais mudam a sociedade . A cerimônia de premiação, acompanhada de jantar e muita música, aconteceu na casa de festas Palazzo, em Brasília, na noite desta segunda-feira (11/12).

Rodrigo Collaço, que fez a abertura da premiação, ressaltou a importância do trabalho da imprensa em superar a dificuldade da linguagem jurídica para aproximar o cidadão do Judiciário. “Hoje as pessoas falam de constitucionalidade quase como falam de futebol”.

A iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros valoriza trabalhos jornalísticos que, por meio de denúncias de irregularidades ou divulgação de práticas positivas e inovadoras do Judiciário, contribuem para o aprimoramento da prestação dos serviços judiciários à população.

A presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal, Maria Isabel da Silva, que prestigiou o evento, parabenizou a AMB pela iniciativa. “A AMB está de parabéns por reconhecer o esforço e o trabalho maravilhoso da imprensa de trazer o Judiciário para perto do povo”, afirma.

As jornalistas do Correio Braziliense Ana Cristina d’Angelo e Mariana Mainenti, vencedoras na Categoria Jornal, pediram a palavra para agradecer o reconhecimento e o prestígio da entidade com o trabalho feito. Elogiaram também a banca examinadora dos trabalhos, composta por 12 jurados, entre eles os jornalistas Heródoto Barbeiro, da CBN, Renato Parente, chefe da assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral e Ricardo Noblat, do Blog do Noblat.

O III Prêmio AMB de Jornalismo recebeu 218 trabalhos, inscritos nas diversas categorias. Foram distribuídos R$ 80 mil em prêmios, além de troféus e diplomas para os jornalistas e os veículos que veicularam as matérias vencedoras.

Ao todo, 11 jornalistas foram contemplados. Uma comissão interna da AMB fez a seleção preliminar dos trabalhos e os vencedores foram escolhidos por um júri composto por jornalistas da grande imprensa e de veículos institucionais, assessores de Comunicação de órgãos do Judiciário, especialistas em Comunicação e juízes.

O Prêmio AMB de Jornalismo é o mais importante reconhecimento na área de informação jurídica do país. A iniciativa tem o objetivo de valorizar trabalhos jornalísticos que contribuam para o aprimoramento da prestação dos serviços judiciários à população, sejam eles denúncias de irregularidades ou o retrato de práticas positivas e inovadoras.

Conheça os vencedores

Jornalismo Nacional

Nesta categoria, concorreram 100 trabalhos, divididos da seguinte maneira: 15 no segmento rádio, 33 no segmento internet, 19 no segmento TV, 17 no segmento jornal e 16 no segmento revista. Os vencedores levam para casa R$ 10 mil, um diploma e um troféu.

Jornal

“A Velhice no Cárcere”

Veículo: Correio Braziliense

Autoras: Ana Cristina d’Angelo e Mariana Mainenti Gomes

A reportagem retrata a rotina, os sofrimentos e as expectativas de presas que chegaram idosas ao cárcere e das que ficaram de cabelos brancos atrás das grades.

Revista

“Para Fazer a Justiça Andar”

Veículo: Revista Exame

Autora: Roberta Paduan Álvares Carreira

A reportagem aborda a Justiça como um elemento importante para o andamento da economia e, a partir do diagnóstico do Judiciário brasileiro, aponta caminhos para melhorá-la.

TV

“JEF São João do Piauí”

Programa: Programa Via Legal

Autor: Vera Lúcia Teixeira Carpes Azevedo

A repórter foi a um município do interior do Piauí para mostrar que, graças à iniciativa da Justiça Federal, pessoas com pendências junto ao INSS estão conseguindo agilizar seus processos.

Rádio

“Defensoria Pública”

Veículo: Rádio Câmara

Autor: Jairo César dos Santos Ribeiro

O trabalho abordou a importância da instituição para a promoção da Justiça e a garantia dos direitos da população.

Internet

“A mão da Justiça”

Veículo: Consultor Jurídico

Autor: Rodrigo Haidar

A reportagem mostra que, ao interpretar as leis diante das transformações do pensamento, dos costumes e da tecnologia, o Judiciário se torna o protagonista das grandes mudanças da sociedade.

Jornalismo Regional

Nesta categoria concorreram 95 trabalhos veiculados na mídia regional. A premiação e realizada em categoria única (uma para todos os veículos – rádio, TV, jornal e revista), sendo um vencedor por região do país.

Centro-Oeste

“Justiça Itinerante Reúne Histórias de Amor”

Veículo: O Estado do MS – Campo Grande (MS)

Autora: Marília Capellini

A reportagem demonstra a importância da Justiça Itinerante na regularização da situação civil de casais que passam, a partir de então, a constituir legalmente um núcleo familiar.

Nordeste

“Justiça Pautada no Consenso”

Veículo: TV Santa Cruz – Itabuna (BA)

Autora: Marta Maria Cardoso Almeida Santana

A Justiça Pautada no Consenso consegue trazer nova perspectiva de vida para adolescentes envolvidos em crime em Itabuna, interior da Bahia. A aplicação de medidas sócio-educativas resgatam os jovens e ajudam suas famílias.

Norte

“Projeto Conquistando a Liberdade”

Veículo: Rádio Liberal AM – Belém (PA)

Autor: Celso Luís Barbosa Freire

As cinco reportagens mostram os resultados do projeto Conquistando a Liberdade, do Tribunal de Justiça do estado. A iniciativa beneficia presos em liberdade condicional para reintegrá-lo na sociedade.

Sudeste

“Nas Mãos do Povo”

Veículo: A Tribuna de Santos – Santos (SP)

Autora: Patrícia Diguê Borges da Costa

Os vinte anos da Lei da Ação Civil Pública mudaram a forma da população reivindicar seus direitos, principalmente nas áreas de consumo e meio ambiente.

Sul

“Justiça e Cidadania – Um Guia dos Seus Direitos”

Veículo: Jornal Zero Hora – Porto Alegre (RS)

Autor: Moisés dos Santos Mendes

O caderno especial reuniu as principais inovações do Judiciário gaúcho em relação a várias questões. São decisões que criaram novas referências para as relações do Judiciário com as demandas dos cidadãos.

Associação regional

Esta categoria teve 23 matérias inscritas. Ela contempla reportagens publicadas em jornais ou revistas institucionais produzidos pelas associações regionais de magistrados filiadas à AMB.

“Judiciário ao Alcance das Crianças”

Veículo: Jornal “O Magistrado” – Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego)

Autora: Ludmila Viana Furtado

Em Santo Antônio do Descoberto, na região do Entorno de Brasília, a magistratura aproxima crianças e jovens do Poder Judiciário e estimula a cidadania desde cedo.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!