Consultor Jurídico

Artigos

Caos aéreo

A Anac jamais regulou ou exerceu a sua função

Comentários de leitores

7 comentários

Que técnicos colocaram o reverso como uma das p...

Luiz Augusto Mendes (Delegado de Polícia Estadual)

Que técnicos colocaram o reverso como uma das principais causas do evento? Os que ouvi se manifestarem disseram que o reverso não teria parado o avião, porque são meros acessórios, funcionando como um "plus" em relação ao freio. Já tentou frear o carro em alta velocidade numa pista encharcada, professor? Ele não para enquanto faltar aderência. Imagine frear uma máquina de 62 mil toneladas em cima de uma lâmina de água, conhecida nos bastidores do mundo da aviação como "Holliday on Ice"! Chega de mistificação! Pra petista vale tudo mesmo, menos atribuir a devida responsabilidade a quem de direito.

E agora, que os técnicos já apontam o reverso d...

Armando do Prado (Professor)

E agora, que os técnicos já apontam o reverso do avião, como uma das principais causas do acidente, como ficam as pitonisas e oportunistas que ainda há pouco diziam que a pista incompleta ou sem grooving, etc, eram a real causa?

Caro Embira, peço licença para comentar seu com...

www.professormanuel.blogspot.com (Bacharel)

Caro Embira, peço licença para comentar seu comentário: "Há anos temos tido atrasos de vôos, talvez um pouco menores que agora". Nunca houveram tantos atrasos como agora. Quem voa sabe disto. Mas o caos não é só isto. Não é só o Lula, o brasileiro é mestre em não planejar ou planejar mal. Mas o sistema não estava pronto para os seguintes fatores: 1 - a quebra da maior companhia aérea do país. 2 - o aumento da demanda ocasionada pela guerra de preços. 3 - a diminuição de 50% dos gastos com segurança aérea, tornando equipamentos obsoletos e pessoal sobrecarregado e mal-remunerado. O atual governo não é o único culpado, mas tem sua parcela de culpa. "A grande maioria dos senadores é da oposição e formaram uma comissão com o pretexto de ajudar a solucionar a crise, mas, na verdade, com o propósito mal disfarçado de pressionar o governo e transformar o Ministro da Defesa na bola da vez". Nunca vi uma CPI com tão pouca cobertura da mídia. O congresso faz sua função. Oposição existe para fiscalizar o governo. Fora disto, é ditadura. O Ministro da defesa é a bola da vez. Lula mesmo admite, mas não o demite pela amizade pessoal dos dois. Paciência. "na impossibilidade de vantagem pelos canais competentes, apela-se para a rebelião". Engraçado como isto parece conversa de militar, sendo subversivos os críticos do governo. "É pena que o sacrifício de 154 pessoas só seja visto como oportunidade de colher dividendos políticos".

O Estado Brasileiro é absurdamente burocrático,...

PAULO FRANCIS (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

O Estado Brasileiro é absurdamente burocrático, estático e por isso imcompetente. Até quando. julio

A matéria fala em caos aéreo, mas, convenhamos,...

Embira (Advogado Autônomo - Civil)

A matéria fala em caos aéreo, mas, convenhamos, o caos maior formou-se aqui na terra. E não estou falando da superlotação de aeroportos e atraso de vôos que, por sinal, não são novidade, como estão apregoando por aí. Há anos temos tido atrasos de vôos, talvez um pouco menores que agora. Falo do caos que formou-se, por exemplo, no Senado, onde tem assento a nata conservadora da sociedade. A grande maioria dos senadores é da oposição e formaram uma comissão com o pretexto de ajudar a solucionar a crise, mas, na verdade, com o propósito mal disfarçado de pressionar o governo e transformar o Ministro da Defesa na bola da vez. Na falta de argumentos, vale a truculência; na impossibilidade de vantagem pelos canais competentes, apela-se para a rebelião. De mãos dadas com a nossa fiel mídia, como não poderia deixar de ser. É pena que o sacrifício de 154 pessoas só seja visto como oportunidade de colher dividendos políticos.

Sinceramente acho que o sistema ja estava agon...

veritas (Outros)

Sinceramente acho que o sistema ja estava agonizando nas mãos do próprio DAC. Haja visto que em seu mandarinato , nos ultimos 05 anos duas empresas pararam de operar , sem qualquer intervenção da autarquia , que tinha o dever de fiscalizar contas , manter o serviço continuo etc etc, como se chegou a essa situação ? ja a anac o articulista já falou tudo , ANAC não esta dando certo mas por favor a volta do DAC não !!! Não é porque os problemas estão maiores que vamos esquecer do passado. Além disso uma crise dessas não acontece em 1 ano, vem sendo gestada ha muito tempo. http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=100009 clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=100289

Parabens ao Sr.Candiota pelo artigo que...

hammer eduardo (Consultor)

Parabens ao Sr.Candiota pelo artigo que praticamente fica na condição de irretocavel. O que a grande Imprensa apenas agora começa a desconfiar , é o fato de que a muito tempo tem sido literalmente "embrulhada para presente" pela corja de petralhas incompetentes que dão cabeçadas dentro da estrutura governamental. Antigamente os grandes jornais possuiam redatores especializados em assunto especificos como era o caso da Aviação Comercial, com o tempo foram dispensados e hoje literalmente todo mundo na redação se mete a entender de tudo. A criação da atual ANAC era um sonho antigo acalentado a muito por quem trabalha com seriedade no setor , só que os petralhas aproveitaram a chance para fazer a unica coisa que sabem , encher cargo publicos com marionetes despreparados como é o caso da atual risivel "diretoria" da Anac. O ridiculo zuanazzi ( ja repararam como se parece fisicamente com o grande Comediante recentemente desaparecido, Ronald Golias e seu saudoso Carlos Bronco Dinossauro? - Perdão Golias pela comparação para baixo!) , total ceguinho nos assuntos de aviação foi indicado pela ex-assaltante de bancos e atual "ministra" dilma roussef que queria "alguem de confiança" para tomar conta , mesmo que não entendesse patavina do assunto. A toda poderosa denise abreu foi indicada pessoalmente por aquele pustula do zezinho dirceu que "por acaso" queria garantir um controle expressivo numa area em que grandes investimentos tem que forçosamente fazer um pit stop, o resultado ai esta. Como muito bem colocou o Sr.Candiota, os quadros tecnicos que demoravam algumas decadas para serem formados, foram sumariamente "pijamados" e mandados para casa onde devem estar morrendo de rir ( com todo respeito) assistindo na televisão a verdadeira ZONA que se instalou na Aviação e que os petralhas bandidos fazem um esforço enorme para empurrar para debaixo do tapete, só que agora a coisa explodiu de vez pois alem da incompetencia costumeira, a petralhada agora tem as mãos sujas de um sangue que não quer sair na forma das 154 vitimas INOCENTES que foram literalmente assassinadas em vôo. O patetico "ministro da defesa" tambem não entende nada do assunto e esta literalmente "voando" na materia , mais digno seria ja ter pego o boné a muito tempo e saido de fininho pois esta manchando de forma irreversivel a sua biografia pessoal. O Brigadeiro Bueno , aquele que se "auto-enrola" em entrevistas coletivas, faz parte da geração de Militares "mansinhos" que não causam preocupação nas hostes governantes e por isso ganham carguinhos simbolicos como o atual em que a cada diz faz um novo papel ridiculo tentando esconder o elefante embaixo do tapete da sala como temos visto na midia. Na realidade o sistema esta envelhecido e sem investimentos adequados a alguns anos , por outro lado o trafego aereo Brasileiro explodiu e a infraestrutura ficou na decada de 70 quando foram comprados os atuais equipamentos que se arrastam penosamente ate os dias de hoje aos trancos e barrancos. A primeira modernização foi em 1970 quando o Brasil comprou da França o pacote completo que compreendia os interceptadores Mirage 3 e o equipamento de apoio da Thonsom francesa que serviria de apoio para eles e de lambuja ajudaria no trafego comercial. Nesse interim, tirante o SIVAM, poucos recursos foram empregados e hoje a situação esta ai, incompetentes de todos os niveis ocupando cargos na anac( tambem chamada jocosamente no meio de "anarquia") , tecnicos formados por anos de experiencia de pijama em casa, Controladores de Vôo pessimamente pagos e trabalhando alem do limite e um sistema de trafego obsoleto e sobrecarregado. O que o des-governo lula ( aquele que continua sem saber de nada todo o tempo) tem feito apos o genocidio contra a GOL , limita-se apenas a tentar empurrar o problema com a barriga na espera de que logo a Imprensa pegue outro assunto mais cabeludo e esqueça tudo isso. Como a petralhada adora dinheiro, lembremos que na recem encerrada campanha para a Presidencia, o Candidato Alckmin levantou o fato da origem de grana de caixa 2 atraves da compra das novas pontes de embarque para o Aeroporto de Congonhas que teriam custado 2 milhões de reais cada quando o verdadeiro "preço de balcão" fica por volta de 600 mil reais em media, o TCU estaria "investigando" o caso com aquela famosa velocidade de fazer inveja ao carro do Barrichelo. Sofrem os passageiros, sofrem as Companhias Aereas que estão sofrendo prejuizos impensaveis mas são obrigadas por "dever de oficio" a entubar a cobra sem choro para não sofrerem represalias silenciosas a posteriori. Com a palavra agora os petralhistas que adoram defender o indefensavel, e por favor não me venham com aquele argumento imbecil do numero de votos que a petralhada conseguiu , devemos um minimo de RESPEITO às 154 VITIMAS INOCENTES do avião da Gol.

Comentar

Comentários encerrados em 18/12/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.