Ordem do Ipiranga

Lembo condecora Gilmar, Peluso, Eros e Lewandowsky

Autor

9 de dezembro de 2006, 6h00

O Supremo Tribunal Federal tem sido o motor das grandes mudanças e transformações do Brasil nos anos recentes. Com essas palavras, o governador de São Paulo, Cláudio Lembo, explicou a homenagem feita a quatro dos ministros do STF nesta sexta-feira (8/12), Dia da Justiça. Ele condecorou o vice-presidente do tribunal Gilmar Mendes e seus colegas, Cezar Peluso, Eros Grau e Ricardo Lewandowsky com a Ordem do Ipiranga, principal comenda do Estado.

Lembo fez um desagravo ao Judiciário, chamando a atenção para “ataques indevidos” sofridos pela instituição que garante o equilíbrio social e o Estado de Direito no país.

Falando em nome dos homenageados, Gilmar Mendes ressaltou o fato de o Brasil estar vivendo seu “mais longo período de normalidade institucional da nossa história republicana”. A Constituição diferenciada e analítica, disse o ministro, tem desafiado os seus intérpretes, mas a experiência institucional experimentada tem sido positiva “e acredito que não tem sido pequena a contribuição do Judiciário e do STF nesse sentido”, afirmou.

Depois de historiar os percalços vividos sob a égide das Constituições adotadas ao longo da República, o ministro disse que não são tempos fáceis os que se vive hoje, mas que as instituições têm se revelado fortes o suficiente para superar os conflitos nacionais. Ele exemplificou com os momentos graves gerados pelo quadro inflacionário, escândalos políticos como o da Comissão do Orçamento e a crise ética e moral do governo atual.

À homenagem compareceram o presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi; a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Diva Malerbi; o governador eleito, José Serra; o prefeito paulistano Gilberto Kassab; o membro do Conselho Nacional de Justiça, Alexandre Moraes; os advogados Arnoldo Wald, Mário Sérgio Duarte Garcia, entre outros e um grande número de juízes e desembargadores.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!