Ajuda à investigação

Deputado federal Juvenil Alves consegue liberdade

Autor

8 de dezembro de 2006, 23h08

O deputado federal eleito Juvenil Alves (PT-MG) foi libertado da carceragem da Superintendência da Polícia Federal de Belo Horizonte. O juiz Jamil Rosa de Jesus, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, concedeu liminar em Habeas Corpus impetrado pelo advogado de Juvenil, Leonardo Isaac Yarochewsky. O advogado alega que a prisão não é necessária, uma vez que o deputado contribuirá para as investigações.

Juvenil foi preso no dia 29 de novembro, sob a acusação de coagir testemunha. Segundo a Receita Federal, suas práticas ilícitas causaram prejuízos de R$ 1 bilhão aos cofres públicos. O advogado tributarista tem 47 anos e foi eleito com mais de 110 mil votos.

Ele é acusado de comandar quadrilha que atuava em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas e no Distrito Federal, com ramificações no Uruguai e na Espanha. De acordo com a Polícia Federal, o escritório do tributarista montava o esquema de criação de empresas offshore e empresas subsidiárias para adquirir pessoas jurídicas endividadas.

Ainda segundo as investigações, Juvenil tinha um esquema de modelo de blindagem patrimonial. Empresas interessadas em não pagar tributos procuravam o escritório do tributarista para distanciar o patrimônio delas do verdadeiro titular.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!