Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Ajuda à investigação

Deputado federal Juvenil Alves consegue liberdade

O deputado federal eleito Juvenil Alves (PT-MG) foi libertado da carceragem da Superintendência da Polícia Federal de Belo Horizonte. O juiz Jamil Rosa de Jesus, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, concedeu liminar em Habeas Corpus impetrado pelo advogado de Juvenil, Leonardo Isaac Yarochewsky. O advogado alega que a prisão não é necessária, uma vez que o deputado contribuirá para as investigações.

Juvenil foi preso no dia 29 de novembro, sob a acusação de coagir testemunha. Segundo a Receita Federal, suas práticas ilícitas causaram prejuízos de R$ 1 bilhão aos cofres públicos. O advogado tributarista tem 47 anos e foi eleito com mais de 110 mil votos.

Ele é acusado de comandar quadrilha que atuava em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas e no Distrito Federal, com ramificações no Uruguai e na Espanha. De acordo com a Polícia Federal, o escritório do tributarista montava o esquema de criação de empresas offshore e empresas subsidiárias para adquirir pessoas jurídicas endividadas.

Ainda segundo as investigações, Juvenil tinha um esquema de modelo de blindagem patrimonial. Empresas interessadas em não pagar tributos procuravam o escritório do tributarista para distanciar o patrimônio delas do verdadeiro titular.

Revista Consultor Jurídico, 9 de dezembro de 2006, 0h08

Comentários de leitores

3 comentários

Enquanto isso, nas cadeias fétidas da Pindorama...

José Carlos Portella Jr (Advogado Autônomo - Criminal)

Enquanto isso, nas cadeias fétidas da Pindorama, ladrões de galinha aguardam presos o julgamento.

...claro, claro, natural, normal, cadeia foi fe...

Robespierre (Outros)

...claro, claro, natural, normal, cadeia foi feita para as marias que roubam (fomos informados pelo conjur que a perigosíssima maria tentou roubar) pote de margarina.

Em qualquer contexto ele é sênior, menos no PT....

Luiz Augusto Mendes (Delegado de Polícia Estadual)

Em qualquer contexto ele é sênior, menos no PT. Ali ele ainda é Juvenil.

Comentários encerrados em 17/12/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.