No caminho

São Paulo inaugura posto do Judiciário no Metrô

Autor

8 de dezembro de 2006, 19h22

O primeiro Juizado totalmente informatizado em São Paulo foi inaugurado nesta sexta-feira (8/12), Dia da Justiça, no Metrô. O Juizado Especial Digital da Capital funcionará na Estação São Bento do Metrô. O local é um posto de atendimento expresso para reclamações relacionadas a Direito do consumidor, com foco no atendimento de concessionárias de serviços públicos e bancários.

Serão duas salas com cerca de 120 metros quadrados. No local, o cidadão poderá apresentar sua ação, onde ela será registrada e imediatamente digitalizada. Ele sairá de lá já sabendo data e local da audiência da conciliação.

Além da integração com o meio de transporte mais eficiente de São Paulo, o posto funcionará em horários mais flexíveis que os dos fóruns tradicionais. A estação São Bento é uma das maiores de São Paulo, e de maior trânsito de pessoas por dia. O Metrô paulista transporta hoje cerca de 2,8 milhões de passageiros diariamente. Só naquela estação, circulam cerca de 120 mil pessoas.

O presidente do TJ paulista, desembargador Celso Limongi, declarou que a nova unidade é mais uma forma de aproximar o Poder Judiciário da população paulista. “Mais do que isso, temos de proporcionar ao cidadão o acesso a uma ordem jurídica justa e efetiva, em que a sentença seja realmente uma expressão de justiça, com qualidade e voltada aos interesses das pessoas”, disse Limongi.

Na inauguração, o governador de São Paulo, Cláudio Lembo, lembrou que o Largo São Bento é “um lugar histórico de São Paulo, que agora conta com a presença do Judiciário de nosso Estado, de uma forma moderna, simples, rápida e ágil”. Lembo fez ainda uma eloqüente defesa do Poder Judiciário. “Pessoas e órgãos têm se colocado acima deste Poder, numa intervenção indevida e absolutamente ingênua”.

Numa alusão ao Conselho Nacional de Justiça, que determinou o corte dos vencimentos de juízes e desembargadores em 19 estados, “quem tem de fiscalizar o Poder Judiciário é a opinião pública”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!