Limpeza na Igreja

Bispo do Texas pede desculpas diante de acusações de pedofolia

Autor

3 de dezembro de 2006, 16h34

O Bispo da Igreja Católica em Forth Worth, Texas, Dom Kevin Vann, começou a divulgar um pedido de desculpas, depois que um juiz revelou 700 páginas de documentos com investigações que acusam seis padres locais de abusarem sexualmente de menores. As informações são do site Findlaw.

“Quero reiterar que estou embaraçado, com o coração nas mãos, magoado e ao mesmo tempo enraivecido com os comportamentos descritos nesses documentos”, disse dom Kevin Vann.

Ele sucedeu o bispo Joseph Delaney ano passado, e agora revela que tenta exonerar os dois novos padres acusados no documento judicial, Philip Magaldi e Rudolf Renteria. “Eu lamento o dano causado até os dias de hoje por causa do abuso contra vítimas que estavam nas mãos de padres”, afirmou dom Kevin Vann.

Os arquivos judiciais mostram que o medo da má publicidade e o temor a ações civis milionárias influenciaram os líderes da diocese texana para que lutassem pela pulverização e ocultação de provas do caso. Os arquivos também revelam que o bispo Joseph Delaney, que era o cardeal responsável pela diocese de Forth Worth, intencionalmente confundiu o público, as congregações e os investigadores do caso.

No começo dos anos 90 Joseph Delaney, foi acusado de obstruir as investigações legais do caso. Os demais padres acusados são William Hoover, John Howlett, James Reilly e James Hanlon. Hoover, Reilly e Hanlon morreram. O padre John Howlett mora na Irlanda.

A vítima Rick LaChance, mais outros dez supostamente abusados, acusaram o padre James Reilly e semana passada ganharam ação civil contra a diocese no valor de US$ 1 milhão.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!