Banco Santos

Credores do Banco Santos podem ver documentos da massa falida

Autor

31 de agosto de 2006, 21h18

Os credores do Banco Santos devem ter livre acesso aos documentos da massa falida. A decisão liminar é do desembargador Lino Machado da Câmara Especial de Falências do Tribunal de Justiça de São Paulo que revogou determinação do juiz Caio Oliveira da 2ª Vara de Recuperação e Falências de São Paulo.

Os credores, que tinham sido proibidos pelo juiz de primeira instância a ter acesso aos documentos, entraram com um Agravo de Instrumento no TJ-SP para suspender a liminar. O comitê alegou que a determinação viola o artigo 27 da Lei 11.101 de Recuperação Judicial, que versa sobre as competências do Comitê de Credores.

O Comitê também argumentou que houve violação do inciso III do artigo 143 da Lei das Sociedades Anônimas que diz que “compete ao conselho de administração fiscalizar a gestão dos diretores, examinar, a qualquer tempo, os livros e papéis da companhia, solicitar informações sobre contratos celebrados ou em via de celebração, e quaisquer outros atos.”

O desembargador entendeu que “haverá uma grande chance dos membros do comitê serem responsabilizados principalmente na hipótese de omissão por deixarem de fiscalizar o ato do devedor, razão pela qual é preponderante a participação do comitê junto a massa falida.” Por isso, suspendeu determinação de primeira instância por entender que poderia haver difícil reparação aos credores.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!