Para ontem

Busato defende aprovação urgente de reforma política

Autor

26 de agosto de 2006, 14h30

“Não há mais como adiar a reforma política. O país paga hoje o alto preço de não tê-la feito há mais tempo”, analisa o presidente nacional da OAB, Roberto Busato. “Mensalão, sanguessugas, anões do Orçamento — que são essas anomalias senão subprodutos de um quadro político viciado e deteriorado?”, questiona Busato neste sábado (26/8), ao defender a aprovação urgente de uma reforma política que seja capaz de afastar a perplexidade e o ceticismo que permeia o processo político brasileiro.

Busato está em Uruguaiana, distante 640 quilômetros de Porto Alegre, onde participa de mesa de debates organizada pelo Conselho de Cidadania de Uruguaiana. A reunião acontece na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade. Também participam da mesa redonda o presidente da Subseção da OAB de Uruguaiana, Lauro Beheregaray Delgado, o presidente da CDL, Jorge Claudimir Lopes, além de vários advogados e integrantes de movimentos em prol da cidadania no Rio Grande do Sul.

De acordo com Busato, a OAB deu passos importantes em busca de uma reforma política ao lançar, na última sessão plenária do Conselho Federal, o Fórum da Cidadania pela Reforma Política. Este Fórum será integrado por representantes dos partidos políticos e da sociedade civil e não funcionará apenas para a discussão e elaboração de um anteprojeto de reforma a ser encaminhado ao Congresso Nacional.

“Todos os partidos e correntes ideológicas, sem exceção, proclamam a reforma política prioritária e urgente, mas ninguém até aqui movimentou-se objetivamente para que se materializasse”, afirmou Busato. “A reforma política, não obstante sua reconhecida urgência, tem sido postergada por sucessivos governos”.

O principal objetivo do Fórum da Cidadania pela Reforma Política, segundo Busato, é fazer com que os candidatos das próximas eleições se comprometam de fato com a aprovação dessa reforma. “Aos quais diremos com toda a veemência e clareza que iremos cobrar o cumprimento do compromisso assumido. Se necessário, iremos às ruas cobrá-lo”, afirmou. A primeira reunião dos membros do Fórum da Cidadania pela Reforma Política será no próximo dia 12 em Brasília.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!