Voto com ciência

Livro traça perfil e revela patrimônio dos políticos

Autor

24 de agosto de 2006, 16h29

Se para bem votar contasse o conhecimento do eleitor sobre os mecanismos da eleição e as características dos candidatos, o jornalista Fernando Rodrigues do jornal Folha de S. Paulo teria um dos votos mais qualificados entre os 126 milhões de brasileiros que estão habilitados a votar no próximo pleito. Rodrigues é um especialista em eleições e tudo que diz respeito a elas.

Boa parte de sua ciência eleitoral virou livro e já está à venda nas melhores livrarias do país. Políticos do Brasil (424 páginas, R$ 39,90, Editora Publifolha) apresenta o patrimônio e traça um perfil estatístico dos candidatos que se elegeram nas duas últimas eleições de âmbito federal e estadual. São 1.780 nomes do pleito de 1998 e 1.790 de 2002, sendo que 976 aparecem nas duas listas.

Em O Patrimônio dos Políticos o autor apresenta os bens declarados e seus valores atribuídos pelos candidatos. Com base nestas declarações, Rodrigues mostra como há coincidência entre o sucesso na política e uma sólida e consistente ascensão social dos eleitos.

Considerando os 548 políticos que se reelegeram em 2002 e que apresentaram a declaração de bens completa, o patrimônio da classe cresceu 41,8% em quatro anos. O trabalho mostra também quem são os políticos mais ricos em cada eleição e em cada partido, e quem são os que declaram nada possuir ou que não declaram o que têm.

No Perfil Estatístico Rodrigues compila os dados de quem são, quanto são, de onde vêm, qual a formação dos políticos.

Em Características do sistema político e considerações sobre o voto o autor faz uma descrição do sistema político eleitoral brasileira e faz uma reflexão sobre os seus pontos positivos e negativos

Para fazer este trabalho, Fernando Rodrigues se baseou nos dados ofertados pelos próprios candidatos ao fazer o registro de suas candidaturas. Como ele mesmo observa, trata-se de informações públicas, mas de difícil acesso dos eleitores em geral. Além de apresentar estes dados de forma sistematizada, Rodrigues ainda oferece elementos para que se possa entendê-los e tirar conclusões.

Um tabelião no final do livro mostra uma síntese dos dados de todos os candidatos eleitos nas duas eleições em referência. Tem desde o número do CPF — com ele o eleitor pode checar qual a situação do candidato junto à Receita Federal — até o quanto o candidato gastou na eleição.

São informações que, por si, não dizem se um candidato é melhor ou pior. Mas o conjunto da obra permite ao leitor fazer uma opção eleitoral com mais consciência e com mais ciência.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!