Venda de ágio

Cartórios do DF podem receber procuração de venda de ágio de carro

Autor

24 de agosto de 2006, 11h35

Todos os cartórios do Distrito Federal já podem aceitar procurações públicas autorizando a venda de automóveis alienados fiduciariamente. A decisão é do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que suspendeu a decisão da 4ª Vara Cível de Brasília.

A decisão de segunda instância foi dada, no dia 14 de julho, em Agravo de Instrumento ajuizado pela Associação das Empresas do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento da Cidade do Automóvel.

A ação foi movida pela Defensoria Pública do Distrito Federal. A 4ª Vara Cível de Brasília acolheu os argumentos do defensor público, Antônio Carlos Fontes Cintra, de que a lavratura das procurações por parte dos cartórios configurava participação em crime.

Assim, os cartórios do Distrito Federal ficaram impedidos re receber procurações que confeririam direitos de proprietário por quem não é proprietário do veículo, salvo as outorgadas diretamente pela financeira ao real comprador do veículo, sob pena de incidirem em multa de R$ 30 mil.

Com a determinação, a Associação das Empresas do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento da Cidade do Automóvel recorreu ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e conseguiu revogar a decisão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!