Operação Galáticos

PF prende 45 por desvio de dinheiro pela internet

Autor

23 de agosto de 2006, 18h09

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (23/8) a Operação Galáticos. Foram presas 45 pessoas acusadas de participar de uma quadrilha que desviava dinheiro de contas bancárias pela internet. Foram cumpridos 80 mandados de busca e apreensão. Cerca de 400 policiais federais participam da operação.

As investigações começaram em dezembro de 2004. De acordo com as investigações da PF, a quadrilha utilizava programas do tipo “Spyware” para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos, principalmente da Caixa Econômica Federal. Estes programas eram disseminados por spam, com mensagens falsas.

Com os dados bancários, a quadrilha fazia transferências de valores para conta de laranjas, comprava produtos pela internet, faziam recarga de celulares pré-pagos e pagamentos de boletos bancários. Os presos durante a operação serão indiciados pelos crimes de furto mediante fraude, formação de quadrilha, violação de sigilo bancário, interceptação telemática ilegal e lavagem de dinheiro.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Imperatriz (MA) por 400 policiais federais maranhenses e outros deslocados dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Tocantins, Pará e Pernambuco. A ação conta ainda com o apoio logístico e operacional do Exército.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!