Busca e apreensão

Operação desmonta esquema de operações de mais de US$ 90 mi

Autor

18 de agosto de 2006, 16h56

A Polícia Federal e a delegacia da Receita Federal desmontaram, nesta sexta-feira (18/8), esquema de evasão de divisas e sonegação fiscal em Boa Vista, capital de Roraima. De acordo com as investigações, as movimentações ilegais ultrapassam os US$ 90 milhões.

A PF e servidores da Receita cumpriram 16 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão. Um empresário estrangeiro e um doleiro que atuam no estado são os principais alvos da operação. A operação é resultado de uma força-tarefa da Receita Federal, PF e Ministério Público Federal.

De acordo com as investigações, envolvidos no esquema, por meio de suas empresas, compraram extensas propriedades rurais com recursos provenientes do exterior, que seriam obtidos de forma ilegal. A operação teve início com base em inquérito na Polícia Federal para apuração de crime de lavagem de dinheiro. A responsabilidade pelo crime seria do empresário estrangeiro que atua em Roraima.

Na época, a Justiça Federal de Boa Vista determinou a quebra do sigilo fiscal e bancário de mais 100 empresas e pessoas físicas relacionadas ao empresário.

A Delegacia da Receita Federal também investigou irregularidades nas contas CC5. Os levantamentos detectaram expressivas movimentações financeiras provenientes e/ou destinadas ao Brasil, em contas correntes e subcontas administradas por banco de Nova York, nos Estados Unidos.

Algumas dessas contas e subcontas eram de titularidade de empresas off-shore, sediadas em paraísos fiscais, e movimentadas por brasileiros. Segundo a Receita, as off-shore serviam para dissimular os atos ilícitos praticados.

A atual fase da operação pretende identificar e responsabilizar os ordenantes e reais beneficiários do esquema, além de fazer o levantamento dos tributos sonegados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!