Consultor Jurídico

Notícias

Insegurança eleitoral

Sistema de voto eletrônico é vulnerável, diz estudo dos EUA

Comentários de leitores

14 comentários

Concordo plenamente com o Sr. Werkema, não temo...

Sandro Couto (Auditor Fiscal)

Concordo plenamente com o Sr. Werkema, não temos auto-estima. Tudo que a mídia propõe como verdade é aceita, principalmente se engolimos alguma informação que vem "enlatada" de fora. Cansei de ver isso em nossos compatriotas provincianos acostumados a elogiar tudo que é crítica externa, ainda que sem muito fundamento. No entanto, entendo que no voto eletrônico, sugestão que foi formulada pelo então Senador Requião, deixou de ser aplicada nas eleições brasileiras não sei porque motivo. Tal sugestão consistia na adaptação das urnas eletrônicas para que o voto dado aparecesse, além do visor digital, impresso em papel e, assim, após concordância do eleitor votante, este confirmaria seu voto, sendo então depositado tal informação de forma magnética na memória da máquina, bem como o voto em papel também na urna. Desta forma, entendo que haveria a possibilidade de real auditagem, pois poderia se fazer a contagem dos votos em papel com o resultado das atas emitidas por tais urnas, claro que tal providencia deveria ser adotada por amostragem. Porém, não estaria impedida eventual recontagem de votos em caso de dúvida. Apesar da idéia ser simples e perfeitamente factível, não porque sei até hoje não foi adotada, uma vez que aumentaria consideravelmente a segurança das eleições. Portanto, isso sim pode gerar dúvida, mas não tal posicionamento dos EUA um tanto sem fundamento exposto nesta matéria, pois sérios indícios de fraude mesmo o mundo todo assistiu foi na eleição americana para presidente nas duas últimas que levaram o Sr. Bush à Casa Branca.

O Brasil é mesmo o país do sofá !!! Se discute ...

Werkema (Prestador de Serviço)

O Brasil é mesmo o país do sofá !!! Se discute um estudo yankee,, chamada suposta maior democracia do planeta ( mas que sempre apoiou e criou ditadores pelo mundo afora-1964-Brasil remember)mas quando o voto era no papel não existia fraudines ??? tolinhos leiam mais os livros de história e vejam como Bush, Hitler e Collor foram eleitos..

A votação eletrônica desde o início é fraudulen...

Robinson (Advogado Autônomo)

A votação eletrônica desde o início é fraudulenta e passivel de fraudes, mas não é só. Quem está habilitado a conferir e vistoriar uma urna eletrônica e seus programas para saber se não existem fraudes???? Já a votação em papel, qualquer um pode recontar, aí está a diferença!!! De volta a votação de papel urgente!!!!!

Em nosso país, atualmente não podemos confiar e...

vivi (Psicólogo)

Em nosso país, atualmente não podemos confiar em ninguém...é nossa realidade, em tudo o que se relaciona com o poder ficamos sabendo das fraudes. Quem pode garantir que o voto eletronico é seguro? Envolve interesses e poder...

Através desse voto eletrônico é possível para a...

jan (Advogado Assalariado)

Através desse voto eletrônico é possível para algumas pessoas saber em quem votamos. Se implantarem uma ditadura no Brasil seja reacionária, seja comunista, boa parte dos brasileiros estará em maus lençois, haverá muita perseguição politica, pois será muito fácil verificar a ideologia politica da pessoa.

Na votação eletrônica, não existe segurança e n...

silvia14 (Outros)

Na votação eletrônica, não existe segurança e nem mesmo confidencialidade. Porque o mesario digita o número do título antes do voto? Podem até não verificar quem votou em quem mas a sequencia certamente coincidirá. Além disso o sistema de totalização pode muito bem ser programado conforme interesse. Para garantir a veracidade, todos os partidos devem auditar os sistemas fontes que efetue a totalização dos votos e compila-los imediatamente após a auditagem, verificando se a versão que totalizará é a que foi auditada. Exigir que as urnas imprimam a cédula de votação para o eleitor conferir e depositar em urna tradicional para posterior auditagem é fundamental.

Concordo com eles. O sistema americano de voto ...

Bonamico (Engenheiro)

Concordo com eles. O sistema americano de voto em papel NUNCA deu problemas, tanto q Bush foi eleito de "prima" sem reocntagem ... sem recontagem ... sem recontagem. Nenhum sistema é perfeito e nem invulnerável, digam os sites da Casa Branca, FBO, CIA, etc. O problema é q eles dizem q a ivenção não é deles mas quem comercializa as urnas ? A UNISYS, multinacional americana com uma unidade no Brasil.

Os EUA é tão seguro que um grupo de jvens invad...

Zito (Consultor)

Os EUA é tão seguro que um grupo de jvens invadio o pentagono, e depois chamaram para trabalhar para o governo. Agora, querem falar do nosso sistema eleitora eletrônico, pois é o único do mundo ( se não falhe a menoria). Estados Unidos, parem de invadir a Cidadania ALHEIA.

OBS) Correção: Como é que se pode garantir a s...

JPLima (Outro)

OBS) Correção: Como é que se pode garantir a segurança de um sistema de votação eletrônico, quando temos nos Estados, por exemplo, centenas de Urnas, transportadas, da Capital para o Interior em veículos dos TRE's dirigidos por motoristas terceirizados, acompanhados de um Polícial Militar? Além disso, temos também problemas para armazenar estas Urnas, antes de seguirem para as Zonas eleitorais. Ou seja, só na questão do Transporte das Urnas a segurança é zero. Quanto ao Sistema??? Bom, é melhor nem comentar.

Como é que se pode garantir segurança de um sis...

JPLima (Outro)

Como é que se pode garantir segurança de um sistema de votação eletrônico, quando temos nos Estados, por exemplo centenas de Urnas, transportadas, da Capital para o Interior em veículos dos TRE's dirigidos por motoristas terceirizados, acompanhados de um Polícial Militar? Além disso temos também problemas para armazenar estas Urnas, antes de seguirem para as Zonas eleitorais. Ou seja, só na questão de Segurança e Transporte das Urnas a segurança é zero. Quanto ao Sistema??? Bom, é melhor nem comentar.

O Brasil tem, desde Ruy Barbosa, passando por G...

allmirante (Advogado Autônomo)

O Brasil tem, desde Ruy Barbosa, passando por Getúlio, a tradição de fraudes em eleições. Com essas urnas eletrônicas, sem contra-provas, não há controvérsias. Ganha o cavalo-do-comissário e fim!

Isso é a ponta do iceberg. Inocente seria aquel...

Luís da Velosa (Bacharel)

Isso é a ponta do iceberg. Inocente seria aquele que acreditasse, ou acredite, que o homem vai fabricar uma máquina que ele não possa controlar. "Buchinho", p.ex., teve que ser eleito pela Suprema Corte. O mundo não tem jeito. "Sem saída".

Como já havia demonstrado o engenheiro Brizola ...

Armando do Prado (Professor)

Como já havia demonstrado o engenheiro Brizola no distante 1982, quando Globo e Proconsult quiseram dar o "pulo do gato" nas eleições para governador do RJ. Quanto mais sofisticado o sistema de votação, também mais sofisticada a fraude.

Já a votação convencional é invulnerável como v...

Luismar (Bacharel)

Já a votação convencional é invulnerável como vimos na primeira eleição de George Bush e como estamos vendo agora no México.

Comentar

Comentários encerrados em 24/08/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.