Entrada e saída

Acordo não pode flexibilizar registro de ponto de empregados

Autor

10 de agosto de 2006, 11h02

Os acordos coletivos não podem ser utilizados como mecanismo prejudicial àqueles que objetiva proteger. O entendimento é do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. Ele negou Recurso de Revista à Continental Tobaccos Alliance, condenada ao pagamento de horas extras a um ex-empregado por ter flexibilizado o controle de entrada e saída.

A empresa pediu reformulação da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), que considerou inválida cláusula de norma coletiva, ajustada entre os sindicatos patronal e de trabalhadores. O acordo flexibilizou o registro de ponto dos trabalhadores da indústria de fumo da cidade de Venâncio Aires (RS).

“As empresas poderão adotar, de forma alternativa ou substitutiva aos/dos sistemas convencionais de controle de horário, o registro somente das exceções verificadas nas jornadas de trabalho, garantindo o acesso, pelos empregados, às informações”, previu a norma coletiva. À mesma regra, foi acrescentado que “periodicamente, nos meses em que houver exceção registrada, as empresas emitirão relatório individualizado, submetendo-o à aprovação do respectivo empregado”.

Para o TRT-RS, a norma coletiva violou o artigo 74, parágrafo 2º, da CLT, que prevê a obrigatoriedade da anotação dos horários de entrada e saída dos empregados. Para o TRT, “o procedimento que exclui, deliberadamente, o direito de o próprio empregado registrar sua entrada e saída do trabalho permite a ocorrência de fraudes e não merece a tutela jurisdicional”.

No TST, a empresa defendeu a validade do sistema de ponto adotado, uma vez que foi fruto da negociação coletiva, cujo respeito é imposto pelo artigo 7º, inciso XXVI, do texto constitucional. Também alegou que a forma de controle da jornada de trabalho pode ser objeto de negociação coletiva, em que são fixadas concessões mútuas.

Para o relator, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, o TRT-RS fundamentou corretamente a decisão. “No caso, o TRT verificou, a partir das provas, das particularidades do caso e da interpretação das normas coletivas, a submissão nelas prevista ao disposto em lei; a ocorrência, na prática, da supressão do controle de jornada, em vez da alegada simplificação da forma de controle da jornada, e a supressão do direito de o próprio empregado registrar sua entrada e saída do trabalho, este último aspecto como ensejador de fraude”.

RR 990/2002-731-04-00.0

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!