
TV é condenada por mostrar imagem de menor deficiente

A TV Vale do Paraíba (atual TV Vanguarda) — afiliada da Rede Globo — foi condenada a pagar R$ 35
mil de indenização para um menor. A criança tratava de uma deficiência física e sua imagem foi exibida
num programa, sem autorização dos pais. A decisão é da 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de
Justiça de São Paulo. Para os desembargadores, apesar de a reportagem não ter o intuito de lucro, cabe o
dever de indenizar decorrente do constrangimento. Cabe recurso.

O menor que tinha um ano de idade à época dos fatos, foi levado pelos pais até o Projeto Ciranda de São
José dos Campos, local que atende pessoas portadoras de deficiência física. O menor sofria de uma má
formação congênita na mão esquerda e os pais buscavam manter a deformidade em sigilo. No local, uma
equipe da TV fazia uma reportagem e exibiu o menor em meio a outras crianças e nos braços da mãe.

“Nada se indagou aos pais se aceitariam tornar pública a sua presença. O aleijão da criança foi tornado
público sem o seu consentimento porque, convenha-se, não tinha razão de ser”, anotou o relator do
recurso, desembargador Luiz Ambra.

O relator justificou sua tese argumentando que ninguém gosta de ver suas deformações postas a nu. Para
ele, a imprudência da empresa foi obter o close de um determinado paciente e filmá-lo sem previamente
esclarecer que as imagens seriam mostradas.

Date Created
15/04/2006

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 15/04/2006


