Guia de referência

Análise: levantamento vai mapear o Judiciário brasileiro

Autor

10 de abril de 2006, 21h11

O que pensa a Justiça sobre os grandes temas brasileiros, o perfil dos tribunais e dos mais influentes juízes do país são alguns dos ingredientes do levantamento Análise. Esse guia da Justiça brasileira é uma iniciativa da Análise Editorial e da revista eletrônica Consultor Jurídico.

A publicação será lançada no mês que vem. O trabalho, com cerca de 300 páginas, reúne de forma organizada milhares de informações com um completo diagnóstico do sistema judiciário e com o perfil de cada ministro do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.

A obra trará as mais importantes decisões do STF e do STJ nos últimos cinco anos, com o voto de cada ministro nos respectivos julgamentos. As decisões estarão divididas por temas, de forma ordenada e didática. O capítulo dos perfis dos ministros das Cortes vai mostrar mais de cem dados biográficos de cada um dos integrantes da instituição, além de outras 50 informações complementares.

O guia publicará, ainda, o perfil resumido de cerca de 1.500 desembargadores dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais.

O projeto foi elogiado pelo ministro Marco Aurélio, do STF: “Por seu caráter prognóstico, esse levantamento atende às empresas, aos agentes econômicos e vem ao encontro dos interesses da sociedade por reforçar a segurança jurídica no país”, afirmou. Para o ministro, esse trabalho “pode dar os parâmetros de que o cidadão precisa e não tem hoje”.

Marco Aurélio fala também da importância do diagnóstico para o administrador público, “que muitas vezes é surpreendido por falta de uma avaliação profissional que esse guia pode suprir”.

Essa edição especial Análise da Justiça circulará junto com o Anuário da Advocacia, que vai revelar os resultados de dois levantamentos inéditos no país: o perfil das principais sociedades de advogados do Brasil e os escritórios mais admirados pelas empresas brasileiras.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!