Bacen-Jud 2

Sistema de penhora online ganha versão mais moderna

Autor

30 de setembro de 2005, 17h54

O Bacen-Jud, sistema automatizado da Justiça que permite a penhora online, ganhou uma versão mais moderna. O Bacen-Jud 2 foi oficializado nesta sexta-feira (30/9).

O sistema permite a transferência de valores bloqueados para contas judiciais em até 48 horas. Com essa nova versão, todo o trâmite de informações ocorrerá de forma automatizada, permitindo maior controle da verificação do cumprimento das ordens judiciais por parte dos bancos. Haverá, inclusive, um módulo específico para o controle gerencial por parte das corregedorias dos tribunais.

De acordo com dados do Banco Central apresentados em um seminário feito recentemente no Superior Tribunal de Justiça, apenas em 2004, a autarquia recebeu mais de 583 mil ofícios com requisições judiciais, uma média de 2.300 requisições por dia, sendo aproximadamente 116 mil encaminhados em papel e mais de 467 mil pelo Bacen-Jud.

Segundo diagnóstico apresentado pelo Banco Central, na região Norte, 95% dos pedidos em média são feitos por meio eletrônico. Já no Sudeste, é mais freqüente a utilização do papel.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!