Crime organizado

STF concede Justiça gratuita a ex-deputado Aleksandro

Autor

28 de setembro de 2005, 17h16

O ex-deputado federal José Aleksandro da Silva (PSL-AC) conseguiu no Supremo Tribunal Federal o benefício da justiça gratuita. Na ação cautelar, o ex-parlamentar foi representado pela advogada Ângela Maria Ferreira. Para sustentar o pedido, ele anexou a sua declaração do Imposto de Renda.

José Aleksandro chegou à Câmara dos Deputados como suplente do deputado Hildebrando Pascoal, também cassado após ser acusado de ser um dos líderes do crime organizado em seu estado. O ex-deputado foi vereador durante duas legislaturas em Rio Branco e, antes de se eleger pela primeira vez, foi administrador da Santa Casa do Acre.

Aleksandro foi acusado na Justiça, antes de tomar posse, de falsificar documentos e desviar mais de R$ 1,2 milhão. Ele é irmão de José Alexandre Alves da Silva, uma das 28 pessoas ligadas a Hildebrando condenadas por participar do crime organizado.

Aleksandro foi acusado ainda de colaborar na fuga do irmão, constrangimento de testemunha em inquérito policial; apologia ao crime organizado no programa de televisão que apresentava no Acre e ameaças ao governador do Estado, Jorge Viana (PT). A CPI do Narcotráfico também o citou como ligado ao crime organizado local.

O político ainda se candidatou a senador nas eleições de 2002, mas ficou na última colocação. Foram eleitos a ministra Marina Silva (PT) e o senador Geraldo Mesquita (PSOL).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!