Conservação da natureza

Desembargador assume posto em entidade ambiental internacional

Autor

28 de setembro de 2005, 19h24

O desembargador federal Vladimir Passos de Freitas, do Tribunal Regional Federal da 4a. Região (Porto Alegre), acaba de ser nomeado diretor-adjunto da UICN — União Internacional de Conservação da Natureza.

A entidade, cuja sede fica em Bonn, Alemanha, é a maior organização mundial de proteção ao meio ambiente. Foi criada em 1947 e seu conceituado Centro de Direito Ambiental é presidido atualmente pela paraguaia Sheila Abed.

Para coordenar as atividades relacionadas com o poder Judiciário, a presidente nomeou os juízes Paul Stein, do Tribunal de Justiça de New South Wales, Austrália, e Vladimir Passos de Freitas, do Brasil.

Freitas, que já é o representante do Pnuma — Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente para a capacitação de juízes em direito ambiental na América Latina e Caribe, foi presidente da Ajufe — Associação dos Juízes Federais do Brasil e também do TRF4 .

Como seu primeiro ato na UICN, propôs a realização de um concurso de monografias destinado a juízes de todo o mundo, tendo como prêmio o direito de participar de um seminário na sede da entidade, na Alemanha. A proposta vai ser submetida à direção da UICN e também do Pnuma.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!