Bicho na comida

Inseto em lata de milho industrializado gera danos morais

Autor

27 de setembro de 2005, 19h32

Por causa de um inseto encontrado dentro de uma lata de milho industrializado a indústria de alimentos Parmalat terá de pagar indenização de R$ 3 mil por danos morais a um consumidor. A decisão é da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Apesar de ter conseguido indenização na primeira instância, o consumidor recorreu ao TJ gaúcho pedindo mais do que os R$ 2 mil estipulados na sentença. Ele alegou no recurso que a quantia fixada era incapaz de causar puniçãoà empresa, que é de grande estrutura e vultuosos rendimentos.

O inseto, um Bicho-Capixaba (Lagria villosa), um tipo de besouro, foi encontrado durante uma refeição com familiares e amigos. As informações são do TJ gaúcho.

Segundo o desembargador Jorge Alberto Schreiner Pestana, relator do processo, não existe qualquer referência sobre possibilidade de o inseto determinar risco à saúde humana, “ficando a ofensa restrita ao plano da normal repulsa da sua localização no alimento em consumo”.

Disse Pestana que o valor indenizatório é fixado por arbitramento, com base em parâmetros de doutrina e jurisprudência, bem como na condição pessoal de cada parte e no caráter pedagógico da compensação. A quantia deverá sofrer atualização monetária pelos índices do IGP-M, acrescido de juros de mora contados do evento.

Votaram de acordo com o relator o desembargador Luiz Ary Vessini de Lima e a Juíza-Convocada ao TJ Ana Lúcia Carvalho Pinto Vieira.

Processo 700.111.560-07

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!