Débito zerado

CJF mantém exigência de certidão negativa para receber precatório

Autor

26 de setembro de 2005, 17h07

Quem não apresentar certidão negativa de tributos não poderá receber precatórios. Assim reafirmou o colegiado do CJF — Conselho da Justiça Federal rejeitando pedido da Aasp — Associação dos Advogados de São Paulo para que fosse revogada nota técnica do próprio Conselho dirigida aos juízes federais de todo país.

A nota, aprovada pelo CJF em fevereiro deste ano, orienta os juízes quanto à aplicação do artigo 19 da Lei 11.033/2004, determinando que o pagamento dos precatórios passe a ser condicionado à apresentação de certidão negativa de tributos. O pedido da entidade havia sido encaminhado ao coordenador-geral da Justiça Federal, ministro José Arnaldo da Fonseca.

No pedido, a Aasp alegava que a edição da nota técnica com orientação para todos os juízes federais extrapola a competência do CJF, “limitada pelo artigo 1º de seu Regimento Interno à supervisão orçamentária e administrativa da Justiça Federal de primeira e segunda instância”.

A nota técnica trata da uniformização de procedimentos para cumprir a exigência, prevista no artigo 19 da Lei 11.033/04, que alterou a tributação do mercado financeiro e de capitais e instituiu o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária. Para a Aasp o artigo 19 é inconstitucional e representa indevida coação aos credores da administração pública.

Segundo o presidente da Aasp, José Diogo Bastos Neto, só fato de ter proporcionado um rico debate no CJF já ficou justificado o pedido. “Enalteço o espírito democrático do CJF que tem se revelado cada vez mais participativo e ativo nas questões que envolvem os operadores do direito”, afirmou o presidente da Aasp.

À época em que foi expedida a nota técnica, alguns juízes federais também consideraram inconstitucional a aplicação do artigo 19 da Lei 11.033/2004. No entanto o ministro Ari Pargendler, que naquela data era o coordenador-geral da Justiça Federal, esclareceu ter sido a nota dirigida aos juízes que considerassem necessária a aplicação daquela regra legal, não possuindo efeito vinculativo.

Há ainda uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a nota, proposta pela OAB paulista em conjunto com a Aasp, que está pendente de julgamento no Supremo Tribunal Federal.

O relator do pedido no colegiado do Conselho, ministro José Arnaldo, coordenador-geral da Justiça Federal, votou para que a nota técnica deixasse temporariamente de ser aplicada, até que o Supremo Tribunal Federal se pronuncie a respeito da matéria. O colegiado, no entanto, divergindo do relator, decidiu, por maioria, manter a vigência da nota.

O Conselho da Justiça Federal é presidido pelo ministro Edson Vidigal, também presidente do Superior Tribunal de Justiça, e seu colegiado é composto por outros quatros ministros do STJ e pelos presidentes dos cinco tribunais regionais federais. Votaram com o relator os desembargadores federais Aloísio Palmeira, presidente do TRF1, e Diva Malerbi, presidente do TRF-3. Com a divergência, votaram os ministros do STJ Fernando Gonçalves, Gilson Dipp e Aldir Passarinho Junior e os desembargadores federais Frederico Gueiros, presidente do TRF2, e Nylsom Paim, presidente do TRF-4. O desembargador federal Francisco Cavalcanti, presidente do TRF-5, votou pela revogação da nota técnica.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!