União estável

Viúva não deve ganhar indenização por serviços domésticos

Autor

22 de setembro de 2005, 13h27

Viúva que viveu em união estável por um ano antes da morte do companheiro tem direito à moradia e à pensão, mas não deve receber indenização pelos serviços domésticos prestados. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

A decisão majoritária da Turma foi a de que, após a Constituição de 1988, não há que se falar em “relação não-estável” de concubinato, cabendo o direito à pensão não por “serviços domésticos prestados”, mas pela relação de companheirismo. Os ministros ressaltaram que o artigo 226 não definiu tempo de duração para caracterizar uma “relação estável” entre homem e mulher.

Após a morte seu companheiro, a viúva entrou com ação na Justiça gaúcha contra o espólio, pedindo o reconhecimento da sociedade de fato e indenização de R$ 2,5 mil por serviços prestados. Em primeiro grau, o juiz concedeu o direito de a viúva de ficar com a casa onde morava o casal, mas rejeitou o pedido de indenização por serviços domésticos prestados.

Ambas as partes apelaram: a viúva insistindo no pedido de indenização e a família requerendo a nulidade do processo por cerceamento de defesa. Segundo os herdeiros, a relação de companheirismo durou de março de 1994 a março de 1995, na vigência da Lei 8.971, de 1994, que não prevê direito real de habitação ao companheiro sobrevivente.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve a decisão de primeira instância e a viúva recorreu ao STJ. O relator do recurso, ministro Humberto Gomes de Barros, reconhecia o direito à indenização por serviços prestados. Seu entendimento se baseou em decisão anterior do próprio STJ, segundo a qual, quando não há patrimônio a partilhar, a concubina tem o direito de receber indenização pelos serviços prestados ao companheiro durante o período da vida em comum. O valor seria definido em liquidação por arbitramento.

Esse entendimento foi contestado pelo ministro Ari Pargendler, para quem a indenização por serviços prestados era admitida no concubinato. Para ele, “caracterizada a união estável, não há serviços prestados e, sim, uma mútua colaboração e disso resultou, pelo menos, um benefício perceptível desde logo, que o direito à habitação”.

Ao acompanhar esse posicionamento, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito afirmou que o pedido é posterior à Constituição Federal de 1988, a qual admite a união estável. “Ora, na união estável não se admite indenização por serviços domésticos”. Isso não significa, a seu ver, que a companheira não pudesse pedir pensão, mesmo até antes da legislação que assim expressamente fez a previsão.

Resp 264.736

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!