Consultor Jurídico

Sumiço do dinheiro

Policiais federais pedem desculpas à nação por sumiço de dinheiro

A Fenapef — Federação Nacional dos Policiais Federais emitiu nota em que pede desculpas à nação pelo sumiço de cerca de R$ 2 milhões da sala-forte da Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro. O sumiço foi descoberto na segunda-feira (19/9), pela manhã. Os valores, em euros e dólares, foram apreendidos na Operação Caravela, que investigou o tráfico internacional de drogas.

Os policiais federais afirmam que “os culpados irão pagar caro pelo desvio de conduta praticado” e que a instituição já demonstrou “várias vezes que não tem qualquer problema corporativo para prender seus pares que cometam crimes”.

Na nota, a Fenapef ressalta que “a maioria esmagadora dos policiais federais do Estado do Rio de Janeiro é honesta, comemoraram a prisão dessa quadrilha internacional e foram igualmente surpreendidos pela desonestidade fortuita. Esses policiais com certeza saberão identificar quem praticou essa traição funcional”.

Leia a nota

NOTA OFICIAL

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS - FENAPEF

FURTO DO DINHEIRO NA SR - RJ

A Polícia Federal Brasileira vem nesses últimos anos, mesmo sem as condições de trabalho necessárias, investigando, prendendo e conseguindo a condenação de traficantes, fraudadores, corruptos e todo tipo de criminosos antes acostumados com a impunidade.

Os Policiais Federais vem realizando suas inúmeras operações com o sacrifício e a dedicação que o sofrido povo brasileiro merece. Tem conseguido colocar na cadeia pessoas famosas e poderosas mesmo enfrentando um sistema de corrupção quase endêmico.

A população brasileira tem visto no policial federal um exemplo de servidor público a ser seguido. Seu alto grau de credibilidade se dá única e exclusivamente pela sua honestidade de propósito, atuando sem se deixar levar por aptidões políticas ou sociais. As inúmeras operações da PF são um exemplo de como se deve combater a corrupção, tendo esse grau de reconhecimento.

Feitas essas considerações, a Federação Nacional dos Policiais Federais ressalta que o furto do dinheiro apreendido durante a “Operação Caravela”, que apreendeu ainda 1,6 tonelada de cocaína e prendeu uma mega quadrilha de poderosos traficantes no Estado do Rio de Janeiro, não pode servir de instrumento para manchar todo um trabalho. Por isso, e também pela seriedade dos policiais federais do Brasil, PEDIMOS DESCULPAS À NAÇÃO BRASILEIRA pelo ocorrido e deixamos registrada nossa mais imensa indignação. Afirmamos que os culpados irão pagar caro pelo desvio de conduta praticado.

A Polícia Federal do Brasil já demonstrou várias vezes que não tem qualquer problema corporativo para prender seus pares que por ventura cometam crimes. Inúmeros policiais federais de todas as graduações já foram presos pela própria instituição, que não empurra para debaixo do tapete seus problemas.

A maioria esmagadora dos policiais federais do Estado do Rio de Janeiro é honesta, comemoraram a prisão dessa quadrilha internacional e foram igualmente surpreendidos pela desonestidade fortuita. Esses policiais com certeza saberão identificar quem praticou essa traição funcional.

Os Policiais Federais pedem a toda a população brasileira, que nela confia, para que continue a confiar no propósito honrado do nosso trabalho, já que os culpados pelo desaparecimento dos valores na PF do RJ serão punidos.

POLÍCIA FEDERAL. A POLÍCIA DO BRASIL !

Federação Nacional dos Policiais Federais

Francisco Carlos Garisto

Presidente




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 20 de setembro de 2005, 20h00

Comentários de leitores

4 comentários

A FALTA DE MORAL NAS INSTITUIÇÕES PUBLICAS NO B...

GLAYTON (Prestador de Serviço)

A FALTA DE MORAL NAS INSTITUIÇÕES PUBLICAS NO BRASIL CHEGOU AO FIM DO POÇO. O POVO BRASILEIRO NÃO ESTA MAIS AFIM DE FICAR DESCULPANDO AS INCOMPETENCIAS DAS INSTITUIÇÕES PUBLICAS.É UMA VERGONHA PARA UM PAIS CHEGAR A ESTE PONTO DE ESTAR TUDO DOMINADO PELO CRIME ORGANIZADO NO PAÍS. O BRASIL PODERIA TER DEIXADO DE PASSAR POR ESSA VERGONHA DE AGENTES DA PF TRABALHAR PARA TRAFICANTES FICAREM SEM PUNIÇÃO E CONTINUAR TRABALHANDO NA POLICIA . EM QUEM CONFIAR AGORA SE ESTÁ TUDO DOMINADO E A SEGURANÇA PUBLICA PERDEU A AUTORIDADE.

É interessante. A Polícia Federal, neste caso, ...

João Roberto de Napolis (Advogado Autônomo)

É interessante. A Polícia Federal, neste caso, não chamou a Rede Globo de Televisão para acompanhar a invasão da SR/RJ, e tampouco algemou, prendeu e humilhou os policiais federais envolvidos na segurança (sic) do prédio. Dois pesos e duas medidas. E eles ainda querem aumento de salários!!! É realmente o fim do poço, estamos à deriva. Pedir "desculpas" à população é rizível.

Pedir desculpas a Nação chega a so...

hammer eduardo (Consultor)

Pedir desculpas a Nação chega a soar singelo , mas na pratica quero crer que a "Nação" abriria mão desta inequivoca demosntração de humildade em prol de uma maior seriedade por parte dos que "em tese" seriam o creme de la creme de nossas forças policiais. Alias vale a pena lembrar que não é a primeira vez que estas bisonhas situações ocorrem. Mantido o atual ritmo de falencia acelerada dessas ditas "instituições maximas" da segurança publica , talvez não esteja longe o dia em que seremos obrigados a contar com o auxilio de pessoas de "integridade" como o Dr.Luiz Fernando da Costa na elucidação de casos incriveis como esse. A proposito, o "Doutor" citado por mim tambem responde pela alcunha de Fernandinho Beira Mar............

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 28/09/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.