Deputado cassado

Roberto Jefferson tenta anular cassação no Supremo

Autor

15 de setembro de 2005, 18h09

O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), que foi cassado pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (14/9), entrou com Mandado de Segurança no Supremo Tribunal Federal, com pedido de liminar, para suspender a cassação. Jefferson perdeu seu mandado por 313 votos a 156 por quebra de decoro parlamentar. O relator do Mandado de Segurança é o ministro Celso de Mello. As informações são da Agência Estado.

No mandado, os advogados do ex-deputado, Luiz Francisco Corrêa Barbosa e Itapuã Prestes de Messias, alegam que Jefferson não teve direito à ampla defesa e ao contraditório. Segundo Barbosa, uma das testemunhas da defesa, o vice-presidente do PP Benedito Domingos, não compareceu, justificou a ausência, mas não foi ouvido em outra ocasião.

Além disso, os advogados afirmam que o presidente do PL, ex-deputado Waldemar Costa Neto, que é o autor da representação contra Jefferson no Conselho de Ética da Câmara, teria admitido a existência do mensalão. Jefferson foi cassado também porque não conseguiu provar as denúncias sobre o esquema de compra de parlamentares. Segundo a defesa dele, a declaração de Costa Neto foi suprimida do relatório final.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!