
Globo tem de pagar R$ 1,35 milhão por danos morais

A Rede Globo de Televisão foi condenada a pagar R$ 1,35 milhão para reparar os danos morais sofridos
pelos donos e pelo motorista da Escola Base. Icushiro Shimada, Maria Aparecida Shimada e Maurício
Monteiro de Alvarenga devem receber, cada um, o equivalente a 1.500 salários mínimos (R$ 450 mil).
Antes da Globo, foram condenados os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo e a revista Isto É
. Em todos os casos ainda cabe recurso.

A decisão foi tomada por unanimidade na manhã desta quarta-feira (14/9) pela 7ª Câmara de Direito
Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. Os desembargadores negaram o recurso da Globo e
concederam em parte o pedido dos donos da escola, mantendo o valor da indenização fixado em
primeira instância e aumentando os honorários do advogado.

O TJ acolheu a tese de que o direito de informação e a liberdade de imprensa não se sustentam no
espetáculo nem no linchamento, mas na cautela para com a honra e dignidade das pessoas. A Câmara
julgadora entendeu, ainda, que a atuação da imprensa deve se pautar pelo cuidado na divulgação ou
veiculação de fatos ofensivos à dignidade e aos direitos de cidadania.

Julgaram o recurso a desembargadora Constança Gonzaga, relatora, e os desembargadores Arthur Del
Guercio e Álvaro Passos.

Condenações à imprensa

O jornal Folha de S. Paulo foi condenado pela 6ª Câmara de Direito Privado do TJ paulista a pagar
indenização por danos morais de R$ 750 mil aos ex-donos e ao motorista da escola. Na ocasião, os
desembargadores Sebastião Carlos Garcia (relator), Isabela Gama de Magalhães (revisora) e Magno
Araújo (3º juiz) reformaram sentença de primeira instância e reduziram o valor a ser pago a cada uma
das vítimas de R$ 450 mil para R$ 250 mil.

Pouco tempo antes, a mesma Câmara havia condenado o jornal O Estado de S. Paulo a pagar
indenização também de R$ 250 mil. Já a 10ª Câmara de Direito Privado condenou a Editora Três —
proprietária da revista Isto É — a pagar indenização de R$ 200 mil para cada um dos donos da Escola
Base.

Os fatos

Em março de 1994, a imprensa publicou reportagens sobre seis pessoas que estariam envolvidas no
abuso sexual de crianças, alunas da Escola Base, localizada no Bairro da Aclimação, na capital. Jornais,
revistas, emissoras de rádio e de TV basearam-se em fontes oficial — polícia e laudos médicos — e em
depoimentos de pais de alunos.

Tratava-se de um erro que, quando foi descoberto, a escola já havia sido depredada, os donos estavam
falidos e eram ameaçados de morte em telefonemas anônimos.

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 14/09/2005



Briga jurídica

Em 1996, o juiz Luís Paulo Aliende mandou o governo paulista pagar 100 salários mínimos — R$ 3 mil
em valores atuais — ao casal proprietário da escola, Icushiro Shimada e Maria Aparecida, e ao motorista
Maurício Alvarenga. O advogado Kalil Rocha Abdalla achou pouco e recorreu ao TJ paulista
reclamando 25 mil salários mínimos.

O Tribunal julgou o recurso o fixou o valor de R$ 100 mil para cada um, a título de reparação moral, e
uma quantia a ser calculada para ressarcir os danos materiais. Pela decisão, a professora Maria
Aparecida Shimada iria receber, ainda, uma pensão vitalícia por ter sido obrigada a abandonar a
profissão.

Insatisfeitas, as partes recorreram ao Superior Tribunal de Justiça. A Segunda Turma do STJ reformou a
decisão e condenou o estado de São Paulo a pagar indenização de R$ 250 mil a cada um. O caso ainda
está na Justiça por causa de um recurso extraordinário interposto pela Fazenda do estado contra a
decisão do STJ.

O Tribunal paulista ainda vai julgar recursos de ações por danos morais envolvendo a revista Veja. O TJ
arquivou apelação contra a TV Record e mandou de volta à primeira instância ações contra o SBT e
Rádio e TV Bandeirantes. A defesa dos donos da escola já ingressou com recurso (embargos de
declaração) contra a decisão no processo da TV Record.

Date Created
14/09/2005

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 14/09/2005


