
Justiça rejeita recurso de Maluf contra jornal Estadão

Criticar a administração de ex-prefeito é uma conduta lícita, pois a liberdade de imprensa é compatível
com manifestação de opinião, desde que não ultrapasse os limites de avaliação da atuação do agente
público em questão. Esse foi o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo para rejeitar recurso do
ex-prefeito Paulo Salim Maluf contra o jornal O Estado de S. Paulo. A defesa de Maluf já ingressou com
pedidos de recursos extraordinário e especial nos tribunais superiores.

A decisão foi tomada por votação unânime pela 6ª Câmara de Direito Privado. Maluf reclamava
indenização, por danos morais, decorrente de crítica feita em editorial do Estadão, publicado em 21 de
julho de 1999. O ex-prefeito alegou que as críticas teriam atingido sua honra. Votaram os
desembargadores Hamid Charaf Bdine Júnior (relator), Marcio Antonio Boscaro (revisor) e Marcelo
Benacchio (3º juiz).

Em editorial, o jornal imputava a Maluf a responsabilidade pelo processo de deterioração do transporte
público na cidade de São Paulo. O jornal criticava a opção do ex-prefeito pela decisão de remunerar as
empresas de transportes públicos segundo a quilometragem rodada, sem levar em contra o número de
pessoas transportadas.

“As críticas contra o apelante (Maluf), contidas no editorial, contra as quais insurgiu-se não revelam que
o apelado (Estadão) tenha ultrapassado os limites do exercício da liberdade de manifestação
constitucionalmente assegurado”, afirmou em seu voto o relator Hamid Bdine. “Não se verica no teor
das notícias apresentadas o abuso contra o qual se insurge”, completou.

O argumento sustentado pela defesa de Maluf no julgamento do recurso era o de que a cobrança por
quilometragem não nasceu na administração do ex-prefeito, mas sim decorrente de iniciativa de sua
antecessora, a ex-prefeita Luiza Erundina.

A turma julgadora entendeu que o editorial contém críticas ao caos do transporte público na capital
paulista, levando em conta fatos contemporâneos à sua publicação. “Deste modo, extrair do texto a
afirmação de que não foi o apelante (Maluf) quem implantou o pagamento das empresas por
quilometragem é insuficiente para descaracterizar o editorial como instrumento de crítica política,
perfeitamente adequado ao caso”, completou o relator.

Date Created
06/09/2005

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image foundImage not found or type unknown

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 06/09/2005


