Como animais

Trabalhador transportado em carroceria ganha indenização

Autor

14 de outubro de 2005, 12h01

Caminhão para transporte de animais não pode ser usado para transportar trabalhadores rurais. Com esse entendimento, a 8ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas, SP) condenou um fazendeiro a pagar indenização por danos morais a uma ex-empregada.

Na ação, a trabalhadora alegou ser transportada para trabalhar por um caminhão com carroceria aberta e sem qualquer sistema de segurança. Na sua opinião, esse tipo de condução causava transtorno e humilhação aos trabalhadores, que pareciam “animais”. A fazenda foi condenada pela Vara do Trabalho de Fernandópolis, interior de São Paulo.

O fazendeiro recorreu ao TRT de Campinas. A juíza Erodite Ribeiro dos Santos de Biasi, relatora do caso, afirmou que uma testemunha comprovou que o transporte dos trabalhadores era realmente feito em caminhão com carroceria aberta. “Embora seja ‘prática comum’, no dizer do empregador, isto não significa dizer que seja uma prática correta”, decidiu a relatora.

“Há, sim, uma ofensa à dignidade do trabalhador que se vê obrigado a locomover-se para as frentes de trabalho em cima da carroceria aberta de caminhão, geralmente usada para transporte de animais”, fundamentou a juíza, que manteve a condenação imposta em primeira instância.

RO 0902-2004-037-15-00-2

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!