Nepotismo no Judiciário

CNJ decide na terça quando exonera parentes de juízes

Autor

13 de outubro de 2005, 18h48

As regras para coibir o nepotismo no Poder Judiciário serão estabelecidas nesta terça-feira (18/10) pelo CNJ — Conselho Nacional de Justiça. O órgão também deve decidir se mantém ou não a revista de advogados na entrada dos prédios do Judiciário.

O nepotismo já foi proibido pelo CNJ, que também determinou a exoneração de todos os parentes que ocupam cargos não concursados no Judiciário. Resta ao conselho decidir quando estes terão de deixar os cargos e qual o grau de parentesco que será vetado.

Quanto à revista nos prédios da Justiça, a Comissão de Direitos e Prerrogativas da seccional paulista da OAB solicitou ao conselho estabeleça uma única regra para advogados, juízes e promotores. Segundo o CNJ, em alguns casos, apenas os advogados são submetidos a detectores de metal.

A sessão começará com uma exposição feita pelos conselheiros Joaquim Falcão e Jirair Megueriam sobre o que o CNJ vem fazendo para construir um sistema nacional de estatística do Poder Judiciário, exigência contida na Emenda Constitucional 45, a Reforma do Judiciário.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!