Acesso à Justiça

Beneficiário de Justiça gratuita não paga verba de sucumbência

Autor

11 de outubro de 2005, 13h43

Beneficiário da Justiça gratuita não precisa pagar as verbas de sucumbência devidas por quem perde a ação. O entendimento é da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça que considerou inadmissível o Recurso Especial da Caixa Econômica Federal que acionava uma mulher ao pagamento de R$ 200 de verbas.

A mulher entrou com ação para suspender a execução extrajudicial do contrato hipotecário que mantinha com o BRB Crédito Imobiliário, no Sistema Financeiro da Habitação. Além do BRB, a ação se dirigia contra a União Federal, que depois foi excluída do processo. Posteriormente, a CEF — Caixa Econômica Federal foi citada como parte que obrigatoriamente deveria constar no processo.

Como houve acordo entre a mulher e o BRB, o juiz federal extinguiu a ação sem julgamento do mérito. O juiz também condenou a mulher ao pagamento de honorários advocatícios à União e à CEF de R$ 200.

A mulher, que teve direito a assistência judiciária gratuita por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, alegou não poder pagar a verba advocatícia.

A CEF entrou então com Recurso Especial no STJ, afirmando que beneficiário da Justiça gratuita não tem direito à isenção da condenação nas verbas de sucumbência, mas apenas à suspensão do pagamento, enquanto durar a situação de pobreza. E que só depois de cinco anos a obrigação estaria prescrita.

O relator, ministro Barros Monteiro, esclareceu que o pedido de gratuidade da Justiça pode ser feito em qualquer fase processual e que as informações trazidas eram suficientes para reconhecer a situação econômica precária da mulher.

Para ele não cabe aplicar o artigo 12 da Lei 1.060/50, como sustentou a CEF: “A parte beneficiada pela isenção do pagamento das custas ficará obrigada a pagá-las, desde que possa fazê-lo, sem prejuízo do sustento próprio ou da família. Se dentro de cinco anos, a contar da sentença final, o assistido não puder satisfazer tal pagamento, a obrigação ficará prescrita.”

Resp 573266

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!