Lixo urbano

TST garante insalubridade para servente que recolhe lixo

Autor

10 de outubro de 2005, 12h43

Empregado que executa serviço de limpeza recolhendo sacos de lixo em shopping center tem direito a receber adicional de insalubridade. A decisão é da 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. O relator, ministro João Oreste Dalazen, entendeu que a tarefa é “uma forma moderna de coleta de lixo urbano”.

A Turma manteve a condenação imposta pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul) à Famil Sistema de Controle Ambiental, responsável pela limpeza da praça de alimentação do Shopping Center Praia das Belas, em Porto Alegre.

O servente recolhia os sacos de lixo das lanchonetes da praça de alimentação, acomodava-os no carrinho e depositava-os em câmara fria.

De acordo com laudo pericial, as luvas de borracha que utilizava, fornecidas pelo empregador, não eram suficientes para neutralizar os agentes nocivos a que o trabalhador se expunha nas atividades de limpeza e coleta de sacos de lixo.

Segundo o perito, as luvas protegiam as mãos, mas serviam como veículo condutor e transmissor de germes e outros microorganismos que entravam em contato com a roupa e a pele, transmitindo os agentes biológicos insalubres.

A empresa recorreu ao TST para se excluir da obrigação de pagar o adicional sob o argumento de que para caracterizar a atividade insalubre em grau máximo, seria necessário a prestação de serviço com manejo de lixo urbano (coleta e industrialização) ou de serviço de esgotos, ou seja, em galerias e tanques.

Além disso, a atividade de servente de limpeza de praça de alimentação de shoppings não é listada no Anexo 14 da Norma Regulamentar (NR) número 15, Portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho.

Os argumentos não foram acolhidos pelo relator. “Evidenciado, mediante perícia, o desempenho de atividades laborais em condições insalubres, enquadradas do Anexo 14, da NR 15 da Portaria 3.214/78, sem que os equipamentos fornecidos fossem capazes de neutralizar os agentes nocivos, não se pode divisar violação aos dispositivos legais invocados pelo empregador”, afirmou o ministro João Oreste Dalazen. A decisão foi unânime.

RR 622.823/2000.6

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!