Sigilo da fonte

Procurador propõe limites para sigilo da fonte de jornalista

Autor

29 de novembro de 2005, 19h26

Mergulhado há muitos anos na investigação de um caso que gerou um prejuízo de mais de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos, o procurador da República no Distrito Federal Bruno Caiado Acioli não vê outro meio de chegar à solução do caso a não ser quebrando o sigilo telefônico dos quatro jornalistas que publicaram reportagens sobre corrupção envolvendo servidores do Banco Central e de dirigentes de bancos privados.

Acioli já havia pedido a quebra de sigilo dos jornalistas. Em parceria com a procuradora Raquel Branquinho, Acioli entrou com medida cautelar de quebra de sigilo dos quatro jornalistas, sem êxito. A quebra do sigilo foi negada pela juíza Maria de Fátima de Paula Pessoa Costa, da 10ª Vara Federal. O processo leva o número 2005.34.00.022636-7 e está sob segredo de Justiça. O procurador estuda entrar com Mandado de Segurança para reverter a decisão que rejeitou a quebra de sigilo telefônico dos jornalistas.

Para o procurador, a fonte dos jornalistas a ser identificada participava do esquema criminoso em investigação e forneceu menos informações do que poderia. “Abrimos uma investigação e depois de muitos anos não conseguimos chegar à solução do caso pelos meios tradicionais”, afirma o procurador à revista Consultor Jurídico.

Acioli afirma que o sigilo de fonte é essencial para o jornalismo investigativo. “Sem sigilo de fonte não há democracia”. Mas o procurador faz a ressalva: “Nesse caso, a identificação da fonte é essencial para o prosseguimento da investigação”. Reforça a relevância de se relativizar o Direito lembrando que o caso envolve um dano de R$ 1,5 bilhão aos ao cofres públicos.

O procurador deixa claro que a intenção não é propor a revisão e nem a revogação da Lei de Imprensa, que prevê o sigilo da fonte para os jornalistas. “Pretendemos pensar sobre os limites do direito do sigilo de fonte. Porque nenhum direito é absoluto e as conseqüências da possível relativização desse direito devem ser sopesadas”, explica Acioli.

Segundo Acioli, o sigilo de fonte tem o objetivo de resguardar a atividade profissional, “mas não pode ser um manto para resguardar atividades criminosas”. Em principio, Acioli não vê nenhuma incoerência para afastar o sigilo do jornalista, desde que comprovado o envolvimento criminoso da fonte. O procurador defende o afastamento do sigilo em questões excepicionalissimas: “nosso objetivo é de consolidar o direito de sigilo. Qualquer tentativa no sentido contrário deve ser muito bem pensada”.

De acordo com o artigo 7º da Lei de Imprensa, “no exercício da liberdade de manifestação do pensamento e de informação não é permitido o anonimato. Será, no entanto, assegurado e respeitado o sigilo quanto às fontes ou origem de informações recebidas ou recolhidas por jornalistas, rádio-repórteres ou comentaristas”.

O sigilo da fonte também está assegurado na Constituição, no inciso XIV, artigo 5º: “é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.

Garantido em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o sigilo da fonte tem sido útil à Justiça e ao próprio MP na investigação do crime organizado, contra a impunidade e o esclarecimento de casos de corrupção no poder público.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!