Vínculo proibido

Piso salarial não pode ser vinculado ao salário mínimo

Autor

25 de novembro de 2005, 12h38

Piso salarial não pode ser vinculado ao salário mínimo para que haja reajuste automático. O vínculo é proibido pelo artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal. O entendimento, unânime, é da 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que acolheu recurso da Emlurb — Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização de Fortaleza.

O artigo 7°, inciso IV, diz que: “Salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim”.

Ainda assim, a vinculação foi admitida pelas duas instâncias trabalhistas cearenses, que consideraram constitucional o Decreto Municipal 7.810 de 1988, de Fortaleza. A interpretação regional foi a de que a proibição inscrita no texto constitucional só impede o uso do salário mínimo como referência para outros tipos de contrato e não o que estabelece a relação de emprego com base na CLT.

A empresa recorreu ao TST com a alegação de que o decreto só pode promover e regular o cumprimento da lei, mas não pode contradizer a Constituição. De acordo com o relator no TST, ministro José Simpliciano Fernandes, “o Supremo Tribunal Federal já firmou posicionamento de que é incabível a vinculação do salário mínimo a qualquer título”.

RR 616.916/1999.9

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!