Consultor Jurídico

Questão de Justiça discute impeachment de Lula

20 de novembro de 2005, 14h51

Por Redação ConJur

imprimir

Proposta de impeachment do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva é o objeto de debate do programa Questão de Justiça do canal Alltv, de televisão na internet, nesta segunda-feira (21/11). Para debater o tema o programa recebe o conselheiro da seccional paulista da OAB Orlando Maluf Haddad. Ele integra a comissão criada pelo Conselho Federal da Ordem para avaliar a proposta de impeachment de Lula.

Na quarta-feira (16/11), os integrantes da comissão estiveram reunidos com o presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim de Moraes (PFL-PB), o relator, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) e com o presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP).

No primeiro encontro, segundo Orlando Maluf Haddad, os membros da comissão receberam passe livre para o exame de documentos e acompanhamentos dos depoimentos. “Mas, neste momento, nessas duas instâncias, ainda não existem provas suficientes para acatar o pedido de impeachment”, afirma Haddad. A proposta de impeachment de Lula foi apresentada no último dia 7 durante sessão do órgão por meio da conselheira federal por Mato Grosso do Sul, Elenice Carille.

O Conselho Federal da OAB decidiu criar um grupo que vai acompanhar os trabalhos das CPIs que investigam denúncias de corrupção, e da Frente Parlamentar dos Advogados na Câmara dos Deputados. Além disso, a OAB decidiu fazer uma consulta às instituições da sociedade civil organizada. Assim, o Conselho Federal deve convidar as entidades para audiências públicas, com o objetivo de discutir a crise e traçar os rumos para as futuras decisões que a Ordem deve tomar.

O programa Questão de Justiça vai ao ar de segundas e sextas-feiras pela Alltv, ao vivo (www.alltv.com.br). É reprisado pela TV Comuntária de quinta para sexta-feira a partir de 12h30.