Ensino barrado

Faculdade quer autorização para abrir curso de Direito

Autor

18 de novembro de 2005, 21h13

Uma faculdade de Pinhais, no Paraná, tenta obter do Supremo Tribunal Federal autorização para inaugurar o curso de Direito em 2006. A abertura foi barrada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

No Mandado de Segurança, o Centro de Ensino Superior de Pinhais alega que, em 2002, pediu autorização ao Ministério da Educação para abrir o curso. A comissão verificadora dos itens necessários para a autorização deu parecer favorável à abertura do curso.

Em seguida, ainda de acordo com a instituição, o processo foi encaminhado ao ministro, que analisou todos os requisitos e não concedeu a homologação, impedindo a abertura do curso. O parecer para a criação do curso também foi rejeitado pela OAB — Ordem dos Advogados do Brasil.

Fundamentada em direitos constitucionais, como o artigo 209 da Constituição Federal, que diz ser o ensino livre à iniciativa privada, a defesa assegura que o impedimento é ilegal e contraria a norma constitucional. A advogada da instituição alega que houve cumprimento de todos os procedimentos legais e formais para a abertura do curso, além de investimentos para cumprir as diligências exigidas.

Ela destaca, também, que a empresa educacional terá grandes prejuízos pelo impedimento de abertura de curso, já que desde a autorização do MEC iniciou todos os procedimentos do curso, como a contratação do corpo docente. Para a defesa, o parecer do ministro é apenas mera formalidade, não sendo mais possível a denegação. O processo foi distribuído para a ministra Ellen Gracie.

MS 25.667

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!