Fraude na internet

PF investiga envio de e-mails falsos em nome do Supremo

Autor

10 de novembro de 2005, 20h36

A Polícia Federal investiga uma nova tentativa de fraudadores da internet de furtar dados armazenados nos computadores das pessoas. Dessa vez, o ataque atinge a instância suprema do Judiciário brasileiro. E-mails falsos em nome do Supremo Tribunal Federal estão sendo enviados pela rede com este propósito.

Segundo informações do STF, as mensagens informam que o destinatário está sendo processado por danos morais e físicos pela empresa Netsulpra Consulting. No final do e-mail, aparece uma orientação para que o usuário se justifique clicando num link. Provavelmente, ao clicar nesse link, um arquivo é instalado para capturar informações pessoais contidas no computador.

Para dar um aspecto mais realista, as mensagens reproduzem a logomarca e o padrão de texto utilizados no site do Supremo. O tribunal, no entanto, esclarece que não envia e-mails para pessoas não cadastradas nos seus sistemas. Os usuários do site cadastrados recebem e-mails referentes apenas a três serviços acompanhamento processual, informativo das sessões e últimas Notícias, e nunca trazem links para download.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!