Tarda mas não falha

Doleiro do ex-presidente Fernando Collor é preso em São Paulo

Autor

31 de março de 2005, 20h25

O doleiro uruguaio Najun Turner foi preso nesta quinta-feira (31/1) pela Polícia Federal em seu apartamento na zona sul de São Paulo. Turner, conhecido por atuar como operador financeiro de ex-presidente Fernando Collor de Mello, foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região a dez anos de prisão, em fevereiro do ano passado. Desde então ele estava foragido.

Pesam contra ele dois crimes contra o sistema financeiro: operar como instituição financeira não-autorizada pelo Banco Central e caixa-dois. As informações são da Procuradoria da República em São Paulo.

De acordo com o MP, Turner era dono de uma casa de câmbio e operava como pessoa física no sistema financeiro, aplicando recursos de terceiros em operações com dólares, ouro e na bolsa de valores. Uma das corretoras de valores usadas por Turner em seus negócios, afirma o Ministério Público, era a Split, envolvida posteriormente no que ficou conhecido como escândalo dos precatórios.

Ao estabelecer a pena de dez anos para Turner, o desembargador do TRF-3 Luiz Stefanini levou em consideração todos os outros casos envolvendo o doleiro, como o seu envolvimento na Operação Uruguai. A Operação Uruguai foi montada pelo ex-presidente Fernando Collor, e por seu secretário particular, Cláudio Vieira, em cumplicidade com o doleiro para justificar a existência de dinheiro de origem não explicada.

Pesaram também na decisão denúncia pelo crime de lavagem de dinheiro oferecida pelo MP, em 2003, referente ao caso dos precatórios, e uma prisão que chegou a ser decretada contra ele por ter sido depositário infiel em outro processo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!