Em baixa

Maranhão tem pior índice de aprovação em Exame da OAB

Autor

30 de março de 2005, 19h54

O Maranhão apresentou o maior índice de reprovação na primeira etapa do Exame de Ordem entre estados do Nordeste. Enquanto a média geral de aprovação na região foi de 63,78%, o estado aprovou apenas 40,78% dos inscritos.

Os três estados nordestinos com os maiores índices de aprovação no primeiro exame unificado — com data e o conteúdo programático iguais — são Piauí (68,59%); Pernambuco (67,69%); e Bahia (66,88%). No Ceará o índice foi de 64,91%; Alagoas 64,23; Rio Grande do Norte 61,31%; e Paraíba 58,28%. Todas as provas foram elaboradas e corrigidas pela Fundação para o Vestibular da Universidade do Estado de São Paulo.

Para o presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-MA, Mário Macieira, o número pode ser resultado do grande número de vagas oferecidas pelas universidades particulares — que permite o acesso a pessoas sem a formação necessária — e da contratação de professores sem a devida formação acadêmica.

“Os resultados obrigam as instituições de ensino superior do Maranhão, as entidades representativas de estudantes e professores dos cursos jurídicos e a própria OAB a fazerem uma avaliação profunda sobre o ensino jurídico oferecido, para que seja possível alcançar, pelo menos, o nível de qualidade semelhante ao dos demais estados da região”, afirmou Macieira.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!