Consultor Jurídico

Banco Central apresenta nova versão Bacen Jud ao CJF

23 de março de 2005, 16h59

Por Redação ConJur

imprimir

Os integrantes do colegiado do Conselho da Justiça Federal conheceram, nesta terça-feira (22/3), a nova versão do Sistema Bacen Jud e o Cadastro Nacional de Correntistas. O Bacen Jud é um sistema informatizado que viabiliza pedidos judiciais de quebra de sigilo, de bloqueio e desbloqueio de contas e de solicitação de informações bancárias, substituindo os ofícios em papel pelo meio eletrônico. O juiz pode encaminhar, eletronicamente, pelo Bacen Jud, suas solicitações ao Banco Central.

O Cadastro Nacional, também um sistema informatizado, reúne informações sobre correntistas em instituições financeiras de todo o país, identificando as instituições com as quais uma pessoa investigada mantenha relacionamento. Os dois sistemas foram desenvolvidos pelo Banco Central. A informação é do site do Superior Tribunal de Justiça.

As novas versões foram apresentadas pelo chefe adjunto do Departamento de Gestão e Informações do Sistema Financeiro Nacional, João Goulart Junior, e pelo gerente de Projetos do Banco Central do Brasil (Bacen), Luís Carlos Spaziani, ambos da autarquia.