Pesquisa de opinião

Pesquisa: População não acredita em punição de juiz que matou vigia.

Autor

21 de março de 2005, 11h54

Cerca de 80% da população de Fortaleza não acredita que o juiz Pecy Barbosa será punido. Ele assassinou o vigilante José Renato Coelho, dentro do supermercado da Lagoa, em Sobral (CE), no dia 27 de fevereiro deste ano. A pesquisa sobre o assunto foi feita pelo jornal O Povo e pelo Instituo de Pesquisa, Consultoria e Desenvolvimento UltraData. A informação é do site Espaço Vital.

Quase metade dos entrevistados (46%) disse acreditar que o juiz será condenado, porém não cumprirá a pena na prisão. Já 35,8% afirmaram que Pecy Barbosa não será condenado. Apenas 12% disseram que o juiz deve ser condenado e cumprirá a pena. Foram feitas 600 entrevistas.

O professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), José de Albuquerque Rocha, afirma que a opinião da população é um reflexo da descrença na falta de punição quando a elite está envolvida em um crime.

Para o professor de Direito Penal da Faculdade Farias Brito e presidente do Conselho Penitenciário do Ceará, Ernando Uchôa Lima Sobrinho, os números da pesquisa revelam uma crença da população de que a Justiça Penal foi feita somente para punir pessoas pobres.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!