Vontade das partes

Juiz não pode decidir em processo suspenso por vontade das partes

Autor

16 de março de 2005, 11h21

Juiz não pode decidir em processo suspenso por vontade comum das partes. O entendimento é da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. A Turma acatou recurso de franqueado da rede McDonald’s contra decisão que declarou rescindido o contrato de locação de imóvel. A decisão de primeira instância foi dada enquanto o processo estava suspenso por vontade comum das partes. A informação é do site do STJ.

A primeira instância do Rio de Janeiro negou os Embargos de Declaração propostos pelo McDonald’s sob o argumento de que “o oferecimento da réplica e o pedido de produção de provas formulado pela autora significou o manifesto desejo de que o processo não ficasse mais suspenso, como requerido em data anterior, manifestação inequívoca de que a instrução prosseguisse”.

O Tribunal de Justiça fluminense manteve a decisão. Acrescentou que “a petição de sobrestamento do feito não foi despachada e ficou prejudicada diante do requerimento seguinte da autora visando o acolhimento do pedido inicial por causa da ‘impontualidade no cumprimento de suas obrigações.’ Essa peça tornou prejudicada a anterior”.

A ministra Laurita Vaz, afirmou, no entanto, que, “protocolizado acordo firmado entre as partes requerendo a suspensão processual, ao douto magistrado caberia tão-somente receber a réplica ofertada pela McDonald’s Comércio de Alimentos Ltda., já que a esta não competia qualquer outro ato processual, para, depois, suspender o curso do processo. Frise-se, em curso o prazo para réplica, caberia à parte ofertá-la, sob pena de ter esgotado o momento adequado para tanto, de ter precluso o direito de realizar o ato”.

A doutrina majoritária entende que a suspensão pode ser convencionada, mas o curso de prazo processual já iniciado para, por exemplo, contestar, recorrer ou oferecer réplica, continua a transcorrer. “Não suspenso o curso do prazo, deve a parte apresentar o ato processual pertinente, sob pena de preclusão. Somente depois de apresentados ou após vencido o prazo, o processo será suspenso”, afirmou a ministra.

Seguida pela maioria da Turma, ela declarou nula a decisão da primeira instância e determinou a suspensão do processo por 30 dias. Depois, caso não haja pedido de prorrogação do prazo de suspensão, os autos conclusos retornam para que o juiz da 33ª Vara Cível do Rio de Janeiro.

REsp 596.628

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!