Fora do cargo

Governador Geraldo Alckmin demite ouvidor de Polícia de São Paulo

Autor

14 de março de 2005, 19h58

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, demitiu nesta segunda-feira (14/3) o ouvidor de Polícia Itagiba Farias Ferreira Cravo, que se envolveu em acidente de trânsito que causou a morte do empresário Luiz dos Santos Rodrigues, de 43 anos. O empresário dirigia uma motocicleta. O acidente aconteceu na rodovia Rio-Santos, perto da Barra do Sahy, litoral paulista.

Alckmin entendeu que o “evento em que o sr. Itagiba se envolveu é incompatível com o exercício das funções de Ouvidor da Polícia de São Paulo”. Segundo a Polícia, há suspeitas de que Itagiba Cravo estava embriagado.

O governador solicitou ao Condepe — Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana — que elabore lista tríplice para que ele possa nomear um novo ouvidor.

De acordo com a Lei Complementar 826, de 20 de junho de 1997, o Ouvidor da Polícia é nomeado pelo governador para um período de dois anos, entre os integrantes de lista tríplice elaborada pelo Condepe. O ouvidor pode ser demitido desde que haja motivo relevante.

Recentemente, o ex-ouvidor foi envolvido em um incidente em São Sebastião, também no litoral paulista. Ele foi acusado de se recusar a ser atendido por um garçom negro no restaurante “Cia das Índias” e, embriagado, promover desordem no local. Na ocasião, foi pedida a instauração de inquérito para apuração do caso.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!