Tentativa de fuga

Fiador arca com danos de helicóptero usado em tentativa de fuga

Autor

14 de março de 2005, 9h06

Fiador de contrato de arrendamento responde por danos causados ao bem por sublocatário. O entendimento unânime é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça. A Turma confirmou acórdão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que garantiu para a Companhia Real de Arrendamento Mercantil, do grupo Real, o recebimento das parcelas remanescentes do contrato de leasing de um helicóptero firmado com a empresa Planeja Planejamento, Administração e Participações. A informação é do site do STJ.

O helicóptero foi destruído na tentativa de fuga do traficante José Carlos dos Reis Encina, o “Escadinha”, em 1987. Ele pretendia ser resgatado pela aeronave do Presídio Frei Caneca, no Rio de Janeiro, por dois comparsas. Esses comparsas passaram-se por fotógrafos, renderam o piloto e o obrigaram a participar do esquema. Durante a tentativa de resgate de Escadinha, o helicóptero foi atingido por guardas do presídio e explodiu. Os dois seqüestradores, o piloto e outro preso que seria resgatado morreram.

Histórico

O helicóptero foi sublocado da empresa Planeja pela Helitur Serviço e Assessoria Aeronáutica, que faz vôos panorâmicos sobre o Rio de Janeiro. Depois da explosão, a Planeja — que pagou 16 das 24 parcelas do contrato de leasing –, recusou-se a saldar as outras parcelas.

A defesa de Cláudio Noronha Chagas Freitas, um dos fiadores do contrato com a Companhia Real, argumentou que o seqüestro do helicóptero e sua posterior destruição foram fatos de terceiros. Para a defesa, o perecimento do bem é um risco inerente à propriedade. Por isso, o fato não poderia ser de responsabilidade da Planeja.

O relator, ministro Humberto Gomes de Barros, afirmou que a empresa pode ser responsabilizada por não ter escolhido uma sublocatária (Helitur) capaz de garantir a integridade do bem, já que ela permitiu que homens armados entrassem no helicóptero.

Os ministros Carlos Alberto Menezes Direito e Nancy Andrighi pediram vista e apresentaram votos no mesmo sentido. Ela citou o julgamento de outro recurso (Resp 537.184), do qual foi relatora. Na ocasião, entendeu que, “se o bem arrendado sofre um sinistro, o efetivo prejuízo da perda é suportado pelo arrendatário, pois as obrigações contraídas perante o arrendante ainda subsistem”. Além disso, a ministra ressaltou que havia previsão contratual de a Planeja arcar com o risco da perda do helicóptero.

REsp 345.641

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!