Consultor Jurídico

Antes da reforma

Aposentadorias anteriores a 1995 também podem ser corrigidas

As aposentadorias especiais concedidas antes de 28 de abril de 1995, quando mudou a legislação previdenciária, também podem ser corrigidas de modo a corresponder a 100% do salário de benefício, base de cálculo do valor a ser recebido mensalmente — antes, o valor da aposentadoria variava entre 70 e 95% do valor de referência.

As aposentadorias especiais são concedidas a pessoas que trabalharam em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. As informações são da Justiça Federal de Santa Catarina.

O entendimento é da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Santa Catarina, que se posicionou pela retroatividade da lei mais benéfica para o aposentado.

As alegações do INSS — Instituto Nacional do Seguro Social, de que a nova lei só poderia ser aplicada às aposentadorias concedidas depois de sua vigência, foram refutadas pela juíza Marina Vasques Duarte. Segundo ela, se a lei foi modificada porque o percentual anterior era insuficiente, ela “deve ser aplicada imediatamente aos benefícios em manutenção, até para se evitar desigualdades”.





Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 30 de maio de 2005, 19h54

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 07/06/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.