Lista tríplice

ANPR elege preferidos do MP para a vaga de Fonteles

Autor

17 de maio de 2005, 17h51

A ANPR — Associação Nacional dos Procuradores da República divulgou os nomes preferidos pelos membros do Ministério Público Federal para assumir a vaga de Claudio Fonteles como procurador-geral da República.

Os mais votados na consulta feita pela entidade foram Antônio Fernando Barros e Silva de Souza, vice-procurador-geral da República (378 votos), Wagner Gonçalves, corregedor-geral do MPF (237 votos) e Ella Wiecko de Castilho, subprocuradora-geral da República (225 votos).

A escolha do procurador-geral da República é prerrogativa constitucional do presidente da República, que pode indicar qualquer um dos membros do MPF em atividade e com mais de 35 anos de idade. Mas a ANPR luta para que a Constituição seja alterada e que o presidente tenha de escolher um entre os três mais votados por seus colegas.

Nesta consulta, 575 integrantes do MPF compareceram às 97 urnas instaladas na Procuradoria-Geral da República, nas Procuradorias Regionais da República e nas Procuradorias da República nos estados e no Distrito Federal.

Segundo o presidente da ANPR, Nicolao Dino, o procedimento eleitoral, embora informal, “espelha a legítima expectativa dos membros do Ministério Público Federal em relação à sucessão do Procurador-Geral da República”.

O resultado da consulta foi encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!