Preservação ambiental

Justiça manda suspender obras de shopping em Florianópolis

Autor

29 de junho de 2005, 15h43

As obras do shopping Santa Mônica, em Florianópolis (SC), construído em área de preservação permanente, terão de ser suspensas. A decisão é do desembargador Edgard Lippmann Júnior, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que confirmou liminar anterior e negou recurso da Empresa Nacional de Engenharia. As informações são do TRF-4.

O desembargador determinou que sua decisão seja comunicada à Vara Ambiental da capital catarinense para que sejam tomadas as providências para garantir o cumprimento da liminar. O embargo às obras tem efeito até que o caso seja julgado pela 4ª Turma do tribunal federal.

Área protegida

O caso começou com ação popular foi movida pelo advogado Marcelo Peregrino Ferreira contra a prefeitura de Florianópolis, a União, a UFSC — Universidade Federal de Santa Catarina, o grupo de engenharia e o Ministério Público Federal. Ferreira pedia a anulação do alvará concedido à Empresa Nacional de Engenharia para a construção do shopping.

O advogado alegou que a área do empreendimento é de preservação permanente, pois integra a estação ecológica do manguezal Itacorubi. A continuação da obra, segundo ele, poderia causar dano irreparável ao meio ambiente. A Justiça Federal negou o pedido por entender que o terreno não pertencia à União.

Ferreira recorreu então ao TRF-4. Lippmann, relator do processo, ao conceder a liminar na última semana, concluiu que a área é da União, pois se trata de terreno acrescido de marinha, tendo já a Justiça Estadual de Santa Catarina reconhecido que o imóvel pertence à UFSC.

O desembargador mandou suspender as obras de imediato argumentando que “em matéria ambiental há que se privilegiar a garantia constitucional do meio ambiente ecologicamente equilibrado”. Segundo ele, a paralisação não poderia ser postergada, pois se a área for degradada a situação não terá mais retorno.

MCI 2005.04.01.023632-4/SC

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!