Advocacia pública

MP não pode propor ação para defender direito individual

Autor

27 de junho de 2005, 10h47

Ministério Público não pode propor Ação Civil Pública para defender direito individual de menor carente. O entendimento é da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Os ministros indicaram que esse tipo de representação deve ser feita pela Defensoria Pública, que tem competência funcional de orientar e defender juridicamente os necessitados em todos os níveis.

O MP do estado do Rio Grande do Sul pretendia ver reconhecida sua legitimidade para agir como representante de um menor para pedir o fornecimento de medicamento. O relator do caso, ministro Castro Meira, esclareceu que toda a legislação que trata do Ministério Público afirma sua legitimidade para propor Ação Civil Pública que proteja os interesses difusos e coletivos, não os individuais.

“As ações puramente individuais devem ser reservadas à competência da Defensoria Pública, como se acha consignado no aresto impugnado”, declarou. A informação é do Superior Tribunal de Justiça.

“A Constituição Federal de 1988 outorgou ao Ministério Público funções da maior relevância, atribuindo-lhe um perfil muito mais dinâmico do que ocorria no antigo ordenamento jurídico. Nada obstante, foi expressa em proibir aos seus membros o exercício da advocacia. Por outro lado, entre as funções essenciais à Justiça, inclui a Defensoria Pública, definindo-a como ‘instituição essencial à função jurisdicional do Estado’, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus”, explicou o relator.

REsp 704.979

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!