Manifesto da moralidade

OAB-SP entrega manifesto contra corrupção no Congresso

Autor

13 de junho de 2005, 20h32

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo e outras entidades da sociedade civil querem apuração aprofundada das denúncias de corrupção junto aos Conselhos de Ética e Decoro Parlamentar do Senado e Câmara, e na CPI dos Correios.

O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, lidera a comitiva que entrega, nesta terça-feira (14/6), no Congresso Nacional, “Manifesto contra a Corrupção”, aos presidentes do Senado, Renan Calheiros e ao presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti. O documento foi assinado na semana passada, na sede da OAB paulista, por representantes de 73 entidades, que abriram a primeira vigília cívica contra corrupção.

Estarão presentes no ato em Brasília, além do presidente da OAB-SP, os presidentes da Força Sindical, Paulinho Pereira da Silva;da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; e Nildo Masini, da Federação das Industrias de São Paulo, entre outros.

“Nossa proposta é demonstrar ao Congresso Nacional a imensa insatisfação da sociedade com a perpetuação dos esquemas de corrupção; pressionar de forma legítima o Parlamento, exigindo o início imediato das apurações de denúncias de pagamento de propinas em estatais e da chamada ‘mesada’ a deputados da base aliada”, afirma D’Urso, lembrando que a sociedade espera dos parlamentares um comportamento ético e comprometido com o interesse nacional.

“Diante de uma crise política que pode desencadear uma crise institucional, causando turbulência à vida do país e causando danos à democracia, o que nós queremos é transparência por ação profunda. Se isso não acontecer nós podemos até nos municiar e ir buscar esse amparo no Poder Judiciário. Mas, por enquanto, isso está fora de questão. Nós verificamos que caminhamos para essa apuração indispensável. A nação quer respostas e a sociedade organizada está se articulando em uma frente para acompanhar e cobrar essas respostas”, afirmou, ainda, o presidente da OAB-SP.

XI de Agosto

O Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, aderiu à Vigília Cívica Contra a Corrupção e o Manifesto Público contra a Corrupção. O presidente do XI de Agosto, Fernando José R. Borges Filho, entregou, nesta segunda-feira (13/6), ao presidente da OAB-SP, ofício de apoio à campanha. “Vimos com regozijo a organização da Ordem e de outras entidades contra a corrupção. É uma forma de zelar pelo patrimônio moral do povo brasileiro”, afirmou o presidente do XI de Agosto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!