Consenso no conflito

Escolas questionam dissídio com concordância das partes

Autor

13 de junho de 2005, 20h17

Entidade de escolas privadas entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade, com pedido de liminar, para suspender a os dispositivos da Emenda Constitucional 45 que condicionaram a instauração de dissídio coletivo à concordância de trabalhadores e empregadores.

Segundo a Confenen — Confederação Nacional de Entidades de Ensino, as alterações reduzem as atribuições da Justiça do Trabalho, “condicionando o seu exercício à vontade de ambas as partes envolvidas no conflito coletivo, ou ao Ministério Público em caso de greve em serviço essencial”.

A Confenen alega que deixar a resolução do conflito trabalhista ao critério do comum acordo entre as partes pode criar “um estado de completa insegurança jurídica, ante a possibilidade de eternização do impasse e da paralisação coletiva do trabalho”.

Segundo a entidade, a mudança atinge diretamente os estabelecimentos de ensino de todo o país, inclusive seus respectivos sindicatos e federações. A informação é do Supremo Tribunal Federal.

Liminarmente e no mérito, a Confenen pede a declaração de inconstitucionalidade, com efeito retroativo (ex tunc) das alterações feitas no artigo 114 da Constituição. Argumenta que seu pedido deve ser aceito em respeito ao princípio constitucional que preserva o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada, previsto no artigo 5º da Constituição Federal. O relator da ação é o ministro Cezar Peluso.

ADI 3.520

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!